Siga-nos nas redes

Desporto

Famalicão: Rio Ave reconhece comentários circunstanciais de atletas sobre treinador Miguel Afonso

Publicado

em

O Rio Ave reconheceu hoje terem existido “comentários circunstanciais” de futebolistas da sua equipa feminina sobre “abordagens despropositadas” do treinador Miguel Afonso, mas que o assunto, a pedido das próprias, não teve seguimento.

“No final dessa época desportiva [2020/21], teve o Rio Ave FC conhecimento de alguns comentários circunstanciais relatados por atletas, relativamente a alegadas abordagens despropositadas do treinador. Confrontado com o assunto, o técnico negou tais situações e, a pedido das atletas, o assunto não teve seguimento”, lê-se num comunicado do clube.

O emblema vila-condense assume ainda não ter conhecimento de “qualquer queixa formal e oficial de nenhuma atleta junto das autoridades”, de alegado assédio sexual do treinador a futebolistas, hoje noticiado pelo jornal Público.

“Pese embora o rendimento positivo da equipa nessa época desportiva, entendeu o Rio Ave FC que a gestão de grupo e as metodologias não eram consensuais e adequadas, não estando reunidas as condições para a continuidade do técnico, pelo que encerrou aí a ligação com o mesmo”, refere o clube, que, na temporada 2020/21, garantiu a subida à II divisão.

O Rio Ave refere ainda que “sempre foi intransigente com determinados valores, dos quais não abdica, como a igualdade de géneros e de tratamento, respeito, cidadania e ética profissional e humana, não se revendo em nenhuma situação que alegadamente se enquadra no tema tratado pela notícia”.

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai abrir um processo disciplinar aos alegados casos de assédio sexual do atual treinador da equipa feminina do Famalicão, confirmou hoje fonte oficial do organismo.

A mesma fonte deu conta da instauração do procedimento disciplinar, na sequência da notícia que faz hoje manchete no jornal Público, acrescentando que a FPF detém um canal para denúncias anónimas deste tipo de casos ou outros ilícitos, como manipulação de resultados ou apoio à imigração ilegal.

Várias futebolistas que alinharam no Rio Ave em 2020/21 denunciaram, na notícia hoje publicada, ações de assédio do então treinador do clube de Vila do Conde, atualmente no comando técnico do Famalicão, da Liga feminina, já depois de ter estado na época passada na Ovarense.

Ainda de acordo com o jornal, Miguel Afonso, de 40 anos, terá trocado mensagens íntimas com jogadoras do emblema da Foz do Ave, com idades entre os 18 e 20 anos.

Questionado pelo Público, o técnico recusou-se a comentar as acusações. A agência Lusa tentou contactar Miguel Afonso, sem sucesso.

O Regulamento de Disciplina da FPF prevê, desde 01 de julho último, data da sua mais recente atualização, a punição de casos de assédio sexual por parte de treinadores, no artigo 126.º-B.

“O dirigente que importunar agente desportivo adotando comportamento indesejado de caráter sexual, sob a forma verbal, não verbal ou física, é punido com suspensão de três meses a um ano”, lê-se no referido articulado, que, segundo o ponto 183.º do mesmo documento, alarga a sua cobertura a todos os outros agentes desportivos não especificados – nos casos infrações de jogadores aplica-se o 150.º-A.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 7 horas

Parlamento aprovou fim das SCUTS

O parlamento aprovou hoje em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Colisão no parque de estacionamento do E.Leclerc faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária no parque de estacionamento do E....

Famalicãohá 12 horas

Famalicão apresenta novo projeto dedicado à Ciência e à Inovação (2024-06-21)

A Semana da Inovação e Ciência terminou, esta sexta-feira, em Famalicão com a apresentação do projeto de requalificação e adaptação...

Vídeoshá 12 horas

3º Convívio das Academias Seniores de Vila Nova de Famalicão

Realizou-se esta sexta feira o terceiro piquenique anual das Academias Seniores de Vila Nova de Famalicão. O programa das Academias Seniores, dinamizado pelo Município de...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Sábado nublado dá lugar a domingo de céus limpos e “máximas” de 31.º graus

Famalicão espera, este sábado e domingo, um fim de semana de sol, no qual se deverá registar um aumento das...

Famalicãohá 13 horas

Ministro da Defesa Nuno Melo pernoitou no submarino Arpão durante últimas horas de uma missão

Depois de se ter tornado no primeiro submarino convencional e português a navegar debaixo do gelo Ártico, o Arpão regressou,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Novos trabalhos sobre a história do concelho integram o “VIII Congresso Nacional de História Local”

A história local terá destaque em Famalicão, no “VIII Congresso Nacional de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade,...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Jovem necessita de um dador compatível de medula óssea

A Associação de Pais da Escola Básica Júlio Brandão promove um apelo urgente à dádiva de medula óssea e sangue,...

Desportohá 15 horas

FC Famalicão: Jogo de apresentação realiza-se a 30 de julho frente ao Deportivo de La Coruña

O FC Famalicão tem já preparada a sua pré-época, com uma sequência de jogos antes do derradeiro início da edição...

Regiãohá 16 horas

ASAE apreende 6 mil litros de vinho em Santo Tirso

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 6.000 litros de vinho sem rotulagem num estabelecimento de produção e...

Arquivo

Mais Vistos