Famalicão
Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda celebra 60 anos esta segunda-feira com entrada gratuita em todos os seus espaços
A Fundação Cupertino de Miranda, de Famalicão, celebra, esta segunda-feira, dia 02 de outubro, os seus 60 anos.
Nesta data especial, todos os que visitarem os espaço terão entrada gratuita, assim como 30% de desconto na livraria da fundação.
Em 2 de outubro de 1963, por iniciativa de Arthur Cupertino de Miranda (1892-1988) e sua esposa, D. Elzira Celeste Maya de Sá Cupertino de Miranda (1892-1978), foi instituída a Fundação Cupertino de Miranda (FCM).
Decorridos sessenta anos, o espaço da Fundação revelou-se como um projeto ousado que concretizou e inspirou as intenções dos seus Fundadores. Este local afirmou-se no cenário cultural e arquitetónico de Vila Nova de Famalicão, equipado com um Museu, uma Biblioteca e um Auditório.
Estas instalações visavam não apenas promover a cultura local, mas também garantir recursos adequados para apoiar obras sociais e assistenciais.
Com o objetivo de enaltecer as artes e as ciências, tornou-se essencial encontrar um espaço comum para preservar as obras, os artistas e as expressões surrealistas. Assim, a Fundação abriu as suas portas a novos projetos e atividades.
Em 2018, inaugurou o Centro Português do Surrealismo e, em 2020, a Torre Literária, em parceria com o seu serviço educativo. Isso elevou o seu prestígio e contribuiu para o reconhecimento desta região.
A Fundação mantém o seu compromisso de estimular a pesquisa e a compreensão, tanto das atitudes quanto dos pensamentos, assim como dos autores que demonstraram audácia, inteligência e liberdade. O progresso e a civilização florescem quando se valoriza a cultura do espírito.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Pais Natais de mota vão percorrer as ruas do concelho no dia 24 de dezembro
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Artave realiza Concerto Coral e Sinfónico de Natal na Igreja Matriz Nova
-
Regiãohá 5 dias
Onda de furtos em automóveis está a alarmar população de Santo Tirso
-
Paíshá 3 dias
Entregas de Natal comprometidas após greve dos trabalhadores da distribuição a 24 e 31 de dezembro