Famalicão
Famalicão: Parque da Devesa faz hoje 12 anos

O Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, abriu há exatamente 12 anos.
O parque urbano, com 27 hectares, foi inaugurado em 28 de setembro de 2012. Antes, naquele local havia quintas rurais abandonadas há décadas.
O rio Pelhe, que atravessa o parque em toda a sua extensão, contribui para a sua beleza e aprazibilidade, para as quais também concorrem a respetiva galeria ripícola, o lago, os carvalhos centenários, as sequoias e outras árvores de grande porte, bem como os penedos graníticos.
Para além da vertente de lazer e contacto com a natureza, o parque propicia a cultura e a educação, vertentes para as quais contribuem os edifícios aí implantados, a Casa do Território, o Anfiteatro, os Serviços Educativos.

Localizado em quintas rurais abandonadas há décadas, o Parque da Devesa, cujo projeto, da autoria do arquiteto Noé Diniz, assentou na requalificação do Rio Pelhe, rio que atravessa a cidade de Vila Nova de Famalicão, e na reconstrução dos edifícios agrícolas pré-existentes, reconvertendo-os para outros usos, com o respeito pela traça original.

O parque foi inaugurado em 28 de setembro de 2012, e a sua gestão compete, desde janeiro de 2014, à Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa (EMGPD).
Os visitantes do Parque da Devesa têm ao seu dispor um audioguia, consultável com tablet ou smartphone, que lhes permite fazer visitas guiadas ao parque, ao ritmo de cada um. A aplicação chama-se “Audite DLL” e encontra-se disponível, gratuitamente, na Google Play.


-
Regiãohá 1 semana
Ciclovia da Trofa: Tribunal dá razão aos proprietários da habitação que interrompe o segmento
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: “Vigilante” de 45 anos detido pela PSP por não ter licença profissional
-
Famalicãohá 3 dias
GNR fez buscas em Famalicão deteve homem e mulher por tráfico de estupefacientes
-
Regiãohá 7 horas
Trofa: Homem de 31 anos detido por suspeita de crimes de teor sexual na Estação Ferroviária