Etnográphica: As Voltas do Linho”, é um evento promovido pela câmara municipal, que engloba diversas atividades ligadas à etnografia e decorre de 7 a 15 de outubro, no Salão Paroquial de Gondifelos.
A abertura da exposição itinerante “Etnográphica: As Voltas do Linho”, sobre o trabalho do linho, acontece às 18h00 e estará em exibição até 15 de outubro. Segue-se o evento “Cantares do Linho” às 18h30, com a participação do Grupo Folclórico Santa Leocádia de Fradelos e do Rancho Folclórico da Associação Cultural de Gondifelos.
Durante todo o período até dia 15, será realizado um programa de entretenimento popular centrado na temática do linho, com a participação de diversos grupos folclóricos do concelho, bem como outros artistas e músicos convidados para o efeito. Além disso, serão organizadas atividades pedagógicas relacionadas com o tema, destinadas a crianças, adolescentes e o público em geral.
A entrada para todas as atividades é gratuita.
É importante salientar que “ETNOGRÁPHICA” é um projeto desenvolvido pelo Município de Vila Nova de Famalicão dedicado à preservação e promoção da tradição popular e da música tradicional, envolvendo também as associações culturais de Famalicão que já se dedicam à preservação e divulgação da memória etnográfica.
A programação completa do evento “Etnográphica: As Voltas do Linho” está disponível em www.famalicao.pt/etnographica-2023—as-voltas-do-linho.