Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Margens do Rio Veirão e Rio Ave alvo de intervenção em Ribeirão

A Junta de Freguesia de Ribeirão, do concelho de Famalicão, leva a cabo uma operação de recuperação e valorização hidrográfica do Rio Veirão, junto ao parque de Lazer e das margens do Rio Ave.

Este projeto é o resultado de uma candidatura de 1,2 milhões de euros que o Município de Vila Nova de Famalicão apresentou ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), consiste numa intervenção nos Rios Ave, Pelhe, Guisande, Ribeiro de Belêco e Rio Veirão.

O objetivo é estabilizar as margens e melhorar o habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico, melhorar as condições de escoamento e desobstrução da rede hidrográfica, mitigar os efeitos das cheias, reabilitar as infraestruturas degradadas, conter espécies invasoras e reforçar a monitorização da qualidade da água.

O projeto teve início neste verão, em Ribeirão, com o intuito de melhorar a zona ribeirinha adjacente ao Parque de Lazer Rio Veirão e limpar as suas margens, desde este Parque até à foz, bem como limpar a margem do Rio Ave.

Em colaboração com o Município, a Junta de Ribeirão desenvolve assim o projeto um projeto que visa criar uma circulação junto à margem do Rio Veirão, desde a ponte de Belêco até ao Parque de Lazer, e prolongar este passadiço até ao Rio Ave, utilizando parte do antigo Caminho Real (do Senras até à Colina do Ave) e parte do Caminho dos Lavradores (da Colina do Ave até ao Rio Ave).

Hélder Pereira, vereador do Ambiente marcou presença no terreno a acompanhar o projeto em curso. Nestas obras que beneficiam o nosso ambiente, está também incluído o projeto de alargamento do Parque de Lazer, previsto pela Junta de Freguesia. Foram também realizadas obras na requalificação da margem da Ribeira da Silva, que foi destruída pela força das águas no último inverno.

“Nestas obras que beneficiam o nosso ambiente está também incluído o projeto de alargamento do Parque de Lazer, previsto pela Junta de Freguesia.
Foram ainda realizadas obras na requalificação da margem da Ribeira da Silva, que estava destruída pela força das águas, no último inverno”, explica a Junta de Ribeirão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version