Site icon Fama Rádio e Televisão

Festival de Cinema Jovem de Famalicão presta homenagem a Maria de Medeiros

Considerada uma das atrizes portuguesas mais internacionais, Maria de Medeiros é a grande homenageada da 9.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que se realiza de 29 de novembro a 2 de dezembro.

A homenagem à atriz portuguesa é um dos pontos altos da sessão de encerramento do festival, que se realiza a 2 de dezembro, na Fundação Cupertino de Miranda. Maira de Medeiros começou a sua carreira como atriz no teatro, mas foi o cinema que lhe deu maior notoriedade.

Com 17 anos, estreou-se no grande ecrã com “Silvestre” (1982), de João César Monteiro, e participou em grandes produções americanas como “Henry & June” (1990), de Philip Kaufman ou “Pulp Fiction” (1994), de Quentin Tarantino, e produções espanholas como “Huevos de Oro” (1993) de Bigas Luna, “O detective e a morte” (1994) de Gonzalo Suarez ou “Airbag” (1997) de Juanma Bajo Ulloa, entre muitas outras.

Apesar de ter passado a maior parte da sua vida fora de Portugal, Maria de Medeiros continuou a colaborar com cineastas portugueses. Trabalhou com Manoel de Oliveira em “A Divina Comédia” (1991), com Teresa Villaverde em “Três Irmãos” (1994), onde interpretou o papel de “Maria” e recebeu os prémios de Melhor Atriz nos Festivais de Veneza e Cancun, e com Joaquim Leitão no filme “Adão e Eva” (1995), pelo qual recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz pela sua interpretação de “Catarina”.

Para além do trabalho como atriz, Maria de Medeiros também se dedicou à realização, sendo o seu filme mais conhecido “Capitães de Abril” (2000), que conquistou o Grande Prémio da Mostra Internacional de São Paulo no Brasil, o prémio Globo de Ouro para melhor filme em Portugal e diversos prémios do público em França. Além desta longa-metragem, já dirigiu outras cinco obras, sendo a mais recente “Aos Nossos Filhos” (2019), com a atriz brasileira Marieta Severo no papel principal.”

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version