Famalicão destinou mais de 415 mil euros para dar resposta às necessidades sociais do concelho, uma medida discutida esta quinta-feira, que pretende apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social locais, para a modernização da rede de equipamentos e consequente aumento da resposta social nas áreas da infância, terceira idade e deficiência, que irão resultar na criação de cerca de 600 novas vagas nestas instituições.
Para o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, “as respostas sociais que estas IPSS têm no terreno são fundamentais para melhorar a rede de apoio às famílias famalicenses e estes investimentos são muito importantes para a modernização das suas infraestruturas e para o aumento de lugares de creche, de apoio aos seniores e aos cidadãos com necessidade de cuidados especiais”.
O município lembra que, tal notícia chega no seguimento da primeira tranche de investimentos aprovada neste sentido, no valor de 280 mil euros.
As entidades visadas com esta verba serão o Centro Social da Paróquia de Joane (50 mil euros), à ACIP – Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social (30 mil euros), ao Centro Social de Calendário (25 mil euros), à SOCIALELOOS – Associação Social de Fradelos (50 mil euros), ao Recreio do João (50 mil euros), e à Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este (45 mil euros) para os projetos em desenvolvimento de construção, ampliação ou requalificação das suas valências sociais.
Foco ainda para o montante de 50 mil euros a atribuir ao Instituto S. José, que será alvo de um intervenção para ampliar as respostas na área sénior, assim como o Centro Social de Bairro que verá o mesmo montante atribuído para que possa realizar obras de ampliação do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, com capacidade para 60 jovens e adultos com deficiência, no âmbito de uma candidatura apresentada ao PRR.
Também em fase de ampliação das suas valências, desta vez infantis, encontra-se o Centro Social de Calendário que irá também efetuar obras na sua Creche, recebendo para isto 25 mil euros.
“O Centro Social e Cultural de Riba de Ave tem destinada uma verba de 35 mil euros para a reconversão de duas salas de ATL em Creche. Por fim a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão vai receber um apoio de 30 mil euros para obras destinadas a aumentar a capacidade de resposta da Creche (19 novos lugares)”, lembra ainda o município.
Perante isto, a autarquia prevê a abertura futura de cerca de 600 novas vagas que se dividem em 194 em berçário/creche; 97 em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas; 144 em Serviços de Apoio Domiciliário; 96 em Centros de Dia e 60 em Centros de Atividades e Capacitação para a inclusão.