O Museu da Guerra Colonial recebe, no próximo dia 09 de outubro, o colóquio «A Guerra Colonial Portuguesa (1961 – 1974): Entre a História e a Memória» , um evento enquadrado no programa educativo e cultural de âmbito municipal «De Famalicão para o Mundo». O evento, organizado pelo referido espaço museológico e pelo Município de Vila Nova de Famalicão, visa assinalar os 60 anos do inicio da Guerra Colonial e dar a conhecer as fontes históricas existentes no museu.
A tertúlia denominada «O Quotidiano, as Memórias e os Traumas da Guerra Colonial» irá contar com a participação de uma enfermeira paraquedista e de ex-combatentes, que partilharão os acontecimentos que presenciaram durante o período da guerra.
Neste evento marcarão presença de oradores como Carlos Matos Gomes, Oficial do Exército aposentado e investigador de História Contemporânea de Portugal, José Manuel Lages, diretor científico do Museu da Guerra Colonial, assim como investigadores do Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)/Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), da Universidade de Coimbra, entre outros.
Refira-se que a sessão irá decorrer em formato presencial, limitado à lotação do espaço, e online, e está acreditada pelo CFAEVNF, como ação de curta duração para professores e aberto ao público em geral, mediante inscrição obrigatória, até ao próximo dia 30 de setembro, através do link: https://forms.gle/QQoMvEN8MV93zSCJ7 .
Para mais informações sobre o programa e os oradores, consulte a página: www.famalicao.pt/coloquio-a-guerra-colonial-portuguesa-1961—1974-entre-a-historia-e-a-memoria