Esta quarta-feira, 20 de setembro, o Município de Famalicão abre o período para apresentação de propostas para o Orçamento Participativo Jovem’23, desafiando os jovens do concelho a apresentarem propostas, quer de caráter geral, quer relacionadas com a componente temática deste ano, dedicada ao ambiente e à sustentabilidade.
Os projetos vencedores – um na categoria geral e outro na área temática – receberão cada um cinco mil euros para a sua concretização, enquanto os segundos classificados receberão mil euros.
O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) arranca no dia do 10.º aniversário da Casa da Juventude do município. O OPJ tem como objetivo incentivar o envolvimento dos jovens nos processos de decisão, promovendo a sua participação na definição de políticas públicas adequadas às suas necessidades e aos interesses dos jovens do concelho, num exercício de cidadania, valorizando a transparência na tomada de decisão e promovendo a qualidade da própria democracia.
Os projetos vencedores serão avaliados e votados pelos jovens e, posteriormente, implementados pelos serviços municipais, em estreita colaboração com os proponentes.
As propostas podem ser apresentadas individualmente ou em grupos de até cinco pessoas, com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos, desde que sejam residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Famalicão há mais de um ano.
O processo de candidatura deve ser realizado através de um formulário, a ser submetido até 20 de novembro, via correio eletrónico para o endereço camaramunicipal@famalicao.pt ou presencialmente no Balcão Único de Atendimento, localizado nos Paços do Concelho.
Para obter mais informações, o regulamento e o formulário de candidatura estão disponíveis para consulta no portal da Juventude de Famalicão em www.juventudefamalicao.org/, através do número 252 314 582 ou do endereço de email opj@famalicao.pt.