Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: António Costa diz que Estrada Nacional 14 é “uma dor de cabeça para muitas empresas”

Publicado

em

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu, este domingo, que é “absolutamente fundamental” dotar os territórios “das infraestruturas essenciais” para que as empresas se desenvolvam “de uma forma melhor” e escoem os seus produtos de “forma mais ágil”.

“E absolutamente fundamental (…) dotar os territórios das infraestruturas essenciais para que as empresas se possam desenvolver de uma forma melhor, que possam escoar os seus produtos de uma forma mais ágil, que os territórios possam interligar-se mais entre si, porque isso aumenta necessariamente o valor e a capacidade de trabalharmos em conjunto”, salientou António Costa.

O secretário-geral falava na Maia, num comício de apoio ao candidato do partido à Câmara Municipal local, Francisco Vieira de Carvalho.

Afirmando que a pandemia atingiu “profundamente” o país do ponto de vista económico, António Costa salientou que é preciso “apoiar as empresas que sofreram muito ao longo destes meses” e aqueles que “perderam o emprego” ou o “rendimento”.

Nesse sentido, o secretário-geral do PS frisou que é necessário “fazer a ponte entre as empresas e os centros de produção de conhecimento”, como as universidades ou os politécnicos, que considerou serem “molas fundamentais” da “capacidade de inovação”.

“Temos que, cada vez mais, investir na educação dos nossos jovens, continuando a combater o abandono escolar precoce, continuando a criar condições para termos um ensino profissional de melhor qualidade. Temos que continuar a apoiar o acesso dos jovens ao ensino superior, porque temos que continuar a aumentar o número de jovens com formação superior”, apontou.

Exemplificando com as especificidades da Maia, António Costa salientou que o concelho se encontra numa “corda muito importante” do “tecido empresarial português”, que se estende até ao distrito de Braga.

Retomando um discurso que já tinha iniciado no sábado durante um comício em Vila Nova de Famalicão, o secretário-geral do PS afirmou assim que um eixo “fundamental” da região é a estrada Nacional 14, que afirmou ser “uma dor de cabeça para muitas e muitas empresas”.

“E nós temos de ajudar a desenvolver todo este território, desde a Maia até Vila Nova de Famalicão, de ajudar a estruturar este território como um dos grandes territórios, um dos territórios mais dinâmicos para ajudar a desenvolver o país”, apontou.

António Costa reiterou assim o que já tinha dito no sábado e afirmou que uma “enorme dificuldade” que o seu primeiro Governo – que tomou posse em 2015 – encontrou, foi ter herdado o programa Portugal 2020, que não permitia “investir na modernização da rede rodoviária”, porque “alguém” – em referência ao anterior Governo do PSD e CDS – “foi convencer a Comissão Europeia” que Portugal tinha “estradas a mais”.

“Mas agora, quando tivemos de negociar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nós batemo-nos e ganhámos para resolver um problema estrutural e temos agora no PRR – que tanto irrita os nossos adversários – a verba necessária para, daqui até a Famalicão, e fazendo a ponte sobre o Rio Ave, termos a nacional 14 totalmente restabelecida, totalmente requalificada para ajudar a estruturar um grande território dinâmico para o futuro da nossa economia”, indicou.

O secretário-geral do PS salientou assim que o “tempo urge” e que, numa altura em que o país se prepara para ter a pandemia sob controlo, é o “momento de olhar para o futuro”, com a “compreensão que o futuro começa já hoje”.

“E é por isso que temos de arregaçar as mangas, pôr mãos à obra porque não há tempo a perder e, para que não se perca mais tempo, nós precisamos de ter em todos os municípios autarcas com a energia, a ambição e a determinação do Francisco Vieira de Carvalho”, salientou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 16 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 20 horas

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 22 horas

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 22 horas

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 1 dia

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 1 dia

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 2 dias

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Um ferido após despiste em Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira, na freguesia de Lousado,...

Arquivo

Mais Vistos