Nos dias 20, 22 e 26 de setembro, Famalicão será palco das equipas da Viagem Pelo Clima, uma competição nacional que tem como objetivo informar e inspirar os portugueses a caminhar em direção à “Neutralidade Carbónica” e a adotar um estilo de vida mais sustentável.
A cerimónia oficial de lançamento desta competição pela sustentabilidade ambiental decorreu esta segunda-feira, em Cascais, na presença do vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Hélder Pereira.
“As alterações climáticas são uma realidade preocupante e que condiciona o nosso futuro coletivo. Em Famalicão temos investido em políticas municipais rumo à Neutralidade Carbónica e a Viagem Pelo Clima vai ao encontro desse objetivo” salienta o autarca, referindo que esta iniciativa “é uma forma de sensibilizar, de forma criativa e prática, para um estilo de vida mais sustentável”.
Doze participantes, com idades entre os 18 e os 60 anos, foram divididos em três equipas: Água, Ar e Terra. A competição passará por Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira, Portimão e Viana do Castelo, apresentando desafios com impacto positivo na comunidade. A equipa vencedora terá a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28), que terá lugar no Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro.
A primeira equipa chegará a Vila Nova de Famalicão amanhã, dia 20, e será recebida às 09h00 nos Paços do Concelho. Em seguida, serão dirigidos ao parque da Estação Rodoviária de Famalicão, onde iniciarão um desafio relacionado com mobilidade, no centro urbano às 10h00, com destino à Escola Secundária Camilo Castelo Branco.
Durante o desafio, a equipa irá percorrer três trajetos, usando quatro modos de transporte distintos – carro elétrico, bicicleta, autocarro (Voltas) e a pé -, calculando o tempo e a pegada de carbono correspondente. O segundo trajeto será da Estação Ferroviária de Famalicão até o Hospital de Famalicão, e o último será entre o Parque de Estacionamento da Casa das Artes e a Câmara Municipal, encerrando com uma pesquisa de opinião entre os residentes.
Na sexta-feira, dia 22 de setembro, a equipa Água explorará o concelho famalicense, apresentando um desafio com o tema “Floresta e Uso do Solo – Controlo de Cheias e Renaturalização de um troço do Rio Pelhe”, que inclui uma ação de sensibilização sobre a preservação do solo com alunos da Escola Profissional CIOR, apresentando os projetos “Viagem pelo Clima” e “Hospital de Monstros”, e contando com a participação do especialista Pedro Teiga. De seguida, será realizada uma atividade de renaturalização ripícola de um troço do Rio Pelhe, visando o controle de cheias, próximo às Hortas Urbanas de Famalicão (HUFA).
A passagem da Viagem Pelo Clima por Famalicão terminará em 26 de setembro, com a equipe Ar, que explora o potencial dos edifícios habitacionais multifamiliares em relação aos equipamentos de carregamento para carros elétricos.
Todos os desafios e atividades da Viagem Pelo Clima estão abertos à comunidade.
É importante mencionar que a Viagem Pelo Clima é uma competição nacional desenvolvida no âmbito do Cooler World – Movimento Rumo à Neutralidade Carbónica, criado pela Get2C, uma consultora especializada em alterações climáticas, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e com o apoio do Fundo Ambiental. Esta iniciativa conta com a colaboração de outros seis municípios portugueses, incluindo Famalicão, bem como instituições nacionais.