Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Município investiu 28 milhões de euros na Educação

Publicado

em

No início do novo ano letivo, Vila Nova de Famalicão dá um passo firme com um “investimento avassaldor” de cerca de 28 milhões de euros na área da Educação, onde cada cêntimo gasto representa um investimento no futuro.

Mário Passos, o presidente da autarquia, fez estas declarações na última sexta-feira, 15 de setembro, durante a receção aos alunos do 10.º ano do Ensino Profissional, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

emissão em direto da famatv

O edil assegurou que o município se preparou com grande precisão para o arranque do novo ano letivo, garantindo que alunos, professores, auxiliares de ação educativa e pessoal técnico têm todas as condições para um ano letivo tranquilo, estendendo essa tranquilidade às famílias.

Mário Passos comprometeu-se com uma escola que proporciona igualdade de oportunidades para todos e enfatizou que”todas as atividades começam desde o primeiro dia em pleno, citando como exemplos as Atividades de Enriquecimento Curricular, que já têm “todos os projetos pedagógicos definidos e todos os professores colocados”, bem como as refeições e o transporte escolar, cujos procedimentos estão completamente assegurados.

No orçamento global da autarquia, o investimento em recursos humanos, refeições e transporte aumentou, justificado pelo presidente da Câmara “pelo aumento dos custos, valores que vamos assegurar não o fazendo repercutir no bolso dos famalicenses”.

No que diz respeito às refeições e ao transporte, houve um aumento de um milhão de euros. Além disso, o município contratou mais 23 assistentes operacionais para garantir o funcionamento adequado das escolas, “com um custo acrescido, dado que o Ministério da Educação não atende a esta necessidade, fixando rácios abaixo do que são as efetivas necessidades das escolas”.

No lançamento deste novo ano letivo, Mário Passos destacou também o compromisso com o Ensino Profissional, que considerou de extrema importância para a região de Famalicão, onde uma indústria cada vez mais tecnológica exige profissionais técnicos com formação e habilidades para satisfazer as necessidades das empresas.

 “Gostaríamos de ter mais competências nesta matéria, de forma a adequar cursos à medida das empresas e da realidade de Famalicão. É um caminho que queremos fazer porque temos a convicção que mais alunos vão optar por esta via de ensino, numa perspetiva de uma boa base remuneratória e emprego de proximidade, ao mesmo tempo que para as empresas gera bons recursos humanos”, salientou ainda, o autarca.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 10 minutos

Cerca de 250 bombeiros sofreram ferimentos de trabalho nos últimos 2 anos

Cerca de 250 bombeiros voluntários sofreram ferimentos em serviço nos últimos dois anos e meio, segundo dados avançados à Lusa...

Famalicãohá 23 minutos

Já se ouvem os motores do Rally de Famalicão

Este sábado, bem cedo arranca mais uma edição do Rally de Famalicão.Na tarde desta sexta feira no Central Park de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Vermoim celebra Dia Mundial da Criança com tarde de diversão para os mais novos

A Junta de Freguesia de Vermoim e a Associação de Pais (EVAP) unem-se para celebrar, neste dia 01 de junho,...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Sub-16 e Sub-18 do FamaBasket disputam meias-finas da Taça AB Braga

Os atletas dos escalões Sub-16 e Sub-18 do coletivo famalicense FamaBasket garantiram a sua presença na fase final da disuta...

Paíshá 2 horas

Só entre janeiro e abril já morreram 49 pessoas afogadas. A maioria em banhos de lazer

Quarenta e nove pessoas morreram afogadas em Portugal continental nos quatro primeiros meses do ano, o valor mais alto desde...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em veículo em Joane

Um incêndio deflagrou num veículo, na tarde desta sexta-feira, na rua de Laborins, junto ao posto da GNR da vila...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Gavião convida para 16.ª Corrida Popular e Caminhada Solidária

O Grupo Recreativo de Gavião volta a realizar, no dia 15 de junho (sábado) a 2.ª Caminhada Solidária e 16.ª...

Paíshá 4 horas

Bispos portugueses reunidos com Papa Francisco para apresentar desenvolvimentos no combate aos abusos

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, apresentou hoje ao Papa Francisco o trabalho que a Igreja portuguesa...

Famalicãohá 5 horas

“Deixe um Livro e Leve Outro” na Biblioteca Municipal de Famalicão e polos de leitura associados

Decorre na Bibiloteca Municipal de Famalicão, até este sábado, a iniciativa “Troca por Troca: Deixe um Livro, Leve Outro”, dedicado...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Dois condutores detidos com excesso de álcool

Um homem com 49 anos foi detido pela PSP, esta quinta-feira, por condução com excesso de álcool no sangue. Submetido...

Arquivo

Mais Vistos