A empresa famalicense Argacol – Tintas e Vernizes, SA, também conhecida como Argatintas, localizada em Ribeirão, prepara-se para integrar uma Comunidade de Energia Industrial com a empresa Cleanwatts, de Coimbra, que se dedica à criação de soluções energéticas sustentáveis.
Permitindo à marca de tintas e vernizes famalicenses uma redução dos custos energéticos de mais de 60%, o projeto começará com uma capacidade inicial de 254KWp, e a sua implementação irá refletir-se também na quantidade de CO2 emitido, prevendo-se uma redução de 1.125 toneladas, equivalente à plantação de 4.500 árvores.
Para André Vieira de Castro, presidente da Argatintas e atualmente Presidente do CEPE – Confederação Europeia de Fabricantes de Tintas, a Cleanwatts ajudou a “compreender as vantagens de uma solução de Comunidade de Energia face a uma solução tradicional de autoconsumo solar, a qual permite maiores benefícios não só para a empresa, mas também para a comunidade em torno das nossas instalações, que também beneficiará de energia limpa mais barata”, explica.
Considerando que este é um passo certeiro no caminho da inovação e sustentabilidade, o presidente da Argatintas sublinha ainda que “as comunidades de energia são uma novidade e ainda existe muita desinformação no mercado. Na verdade, depois de percebemos as vantagens da Cleanwatts, decidimos rescindir contrato anterior que tínhamos para uma solução de autoconsumo para podermos beneficiar da criação de uma comunidade de energia. Em breve, estou certo, muitas empresas farão o mesmo”.
A Argatintas conta já com mais de 40 anos de atividade e instalações em Vila Nova de Famalicão e Leiria, com um volume de negócios de 8 milhões de euros e 50 colaboradores. A produção da Argatintas é vendida tanto no mercado nacional como nos mercados internacionais, tendo por base um compromisso firme em termos de inovação e sustentabilidade, nomeadamente ambiental e social.