Famalicão
Famalicão: Alunos do 1.º ciclo de Pedome projeto piloto para o desenvolvimento de Atividades de Enriquecimento Curricular
Aulas de natação e mais tempo para atividades de caráter lúdico, desportivo e cultural, são algumas da atividades extra curriculares que os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Pedome poderão usufruir este ano letivo.
Para além das aulas nas piscinas municipais de Oliveira São Mateus e Joane, o projeto promovido pela Federação Concelhia das Associações de Pais e pelo Agrupamento de Escolas de Pedome em articulação com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, prevê também a alteração do horário de atividades letivas, que passam a decorrer apenas no período da manhã, ficando a parte da tarde reservada para as aulas de karaté, pilates ou teatro e para a brincadeira, à semelhança do que já acontece nas escolas básicas de Requião e Vale São Cosme.
“Queremos transformar a escola num grande recreio, dando mais espaço para o desenvolvimento de outras atividades no plano desportivo e cultural, que acrescentam competências e capacidades às crianças, fomentando desde cedo hábitos que queremos que sejam enraizados” salientou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.
Neste novo projeto das AEC’s estão integradas escolas de nove freguesias do concelho de Famalicão pertencentes à rede do Agrupamento de Pedome.
“Queremos aproveitar as potencialidades instaladas, envolvendo todos num projeto comunitário que pretende democratizar ainda mais o acesso a atividades diferenciadas, valorizando o tempo que as crianças passam juntas” apontou Antónia Oliveira, presidente da FECAPAF.
De acordo com o autarca, este novo conceito e programação de atividades de enriquecimento curricular pode no futuro ser alargado a outras escolas. “Estamos com expetativa de que este projeto vai acrescentar ao processo socioeducativo das crianças, num modelo que queremos alargar e replicar a outros agrupamentos de escola do concelho” acrescentou.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicão1 semana ago
Atendimento de chamadas para o 112 atrasado. População deve entrar em contacto diretamente com os bombeiros e outras forças
-
País1 semana ago
GNR registou 4 mortos e 18 feridos graves durante a operação “Todos os Santos 2024”
-
Desporto5 dias ago
Formações jovens do FC Famalicão disputam dois jogos este domingo
-
Famalicão3 dias ago
Famalicão: Vila de Ribeirão já beneficiou de 1 milhão de euros para obras em 2024