Na próxima segunda-feira, 11 de setembro, iniciam-se os trabalhos de construção de uma rotunda temporária na Avenida Marechal Humberto Delgado. Esta rotunda tem como objetivo facilitar o acesso dos condutores à nova Estação Rodoviária de Famalicão, bem como a outros locais nas proximidades, como o Parque da Devesa e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).
A empresa encarregada da execução desta solução piloto é a Sociedade de Construções Silveira da Rocha S.A., num montante de 62 mil euros.
A rotunda provisória será construída no cruzamento entre a Avenida Marechal Humberto Delgado e a Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro. Esta irá permitir o acesso à Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro em ambas as direções da Avenida Marechal Humberto Delgado e à Avenida para os condutores que circulam na Alameda, algo que até agora não era possível.
Entre os vários trabalhos planeados, destacam-se a instalação de sinalização vertical e horizontal adequada, a pavimentação em betuminoso e a colocação de balizadores e dissuasores para regular o tráfego de veículos e pedestres.
“A Câmara Municipal tem trabalhado na redução da sinistralidade e na melhoria da fluidez do tráfego automóvel na Avenida Marechal Humberto Delgado. A construção desta nova rotunda é mais uma solução que vamos testar nesse sentido, solução essa que depois avaliaremos se se tornará definitiva ou não”, explica o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos.
Com duas vias em cada sentido, a Avenida Marechal Humberto Delgado tem uma extensão de cerca de 950 metros, iniciando-se a Norte, à saída do túnel da Rotunda Bernardino Machado, e terminando a Sul na Rotunda da Paz. É um troço integrante da Estrada Nacional 14 que, após a construção da Variante Nascente, passou a ser de domínio municipal.