Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Fundação Cupertino Miranda recebe encontro “A Educação Histórica e as Memórias Transgeracionais” a 29 e 30 de setembro

O auditório da Fundação Cupertino Miranda, em Famalicão, recebe, entre os dias 29 e 30 de setembro, o encontro “A Educação Histórica e as Memórias Transgeracionais” destinado a professores e aberto também ao Público em geral.

Com o intuito de tornar a Democracia um sistema sustentável e prevenir a violação dos Direitos Humanos, a Educação para os Direitos Humanos assume uma importância fundamental. Este Encontro tem como objetivo equipar os professores e o público em geral com os conhecimentos necessários para compreender e refletir criticamente sobre os diversos momentos que ocorreram desde o século XX até aos dias de hoje. Pretende-se também analisar com sensibilidade as memórias de guerra e as suas consequências, que estão representadas nas obras de arte.

Adicionalmente, visa-se promover a criação de instrumentos pedagógicos e didáticos relacionados com os conteúdos curriculares, reforçando assim as aprendizagens e a identidade dos alunos, ao integrar a História Local num contexto nacional e global.

No seguimento dos “Encontros: De Famalicão para o Mundo”, iniciados em 2020, onde se estreitaram as relações entre a História Local e o âmbito global, o “IV Encontro” tem como propósito a divulgação e discussão de temas relacionados com a Educação Histórica e as heranças transgeracionais. Além disso, pretendemos explorar as práticas artísticas nestas condições.

O Encontro, que terá lugar num formato presencial, decorrerá ao longo de duas manhãs e uma tarde, com sessões plenárias que visam promover um espaço de partilha e reflexão interdisciplinar e comparada. O debate incidirá sobre problemas, abordagens, metodologias e práticas de investigação, com o intuito de promover o intercâmbio entre investigadores e professores.

Programa

29 setembro (sexta-feira)

14h00 – Abertura

Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

14h30 – Ensinar passados dolorosos na Espanha através do memorial Stolpersteine (Enseñar pasados dolorosos en España a través del micro memorial Stolpersteine)

Marta Sanchez (Universidade de Barcelona)

15h30 – Debate

15h45 – Intervalo

16h00 – Ensinar o Holocausto em Portugal – Cláudia Ninhos (IHC-NOVA de Lisboa)

17h00 – Fragmentos de Vida – um projeto em português

Cláudia Ninhos – IHC-NOVA de Lisboa e Marta Torres (APH)

Encerramento

30 setembro (sábado)

09h30 – A Europa e as heranças transgeracionais: o passado traumático num presente incerto.

Bruno Madeira – CITCEM/FLUP e Luís Alberto Alves – CITCEM/FLUP

10h30 – Debate

10h45 – Intervalo – coffee break

11h00 – Painel de trabalhos realizados em contexto de sala de aula – ensino do Holocausto

“Shoah: uma lição de vida?” – Marcelo Magalhães – Colégio de Ermesinde
“O Baú da História, imagens de outro tempo…” – Maria João Duarte – Colégio Nova da Maia

12h00 – Debate

12h30 – Intervalo de almoço

15h00 – Apresentação da Exposição Itinerante “Famalicenses no Sistema Concentracionário Nazi”

Arminda Ferreira – CMVNF e Claúdia Ninhos – IHC-NOVA de Lisboa

15h45 – Intervalo

16h00 – Documentário “Viagem ao Sol”

Ansgar Schaefer – IHC-NOVA de Lisboa

       – Podcast “Tu vens da Guerra”

Mário Espada – produtora Kintop

17h45 – Debate

18h00 – Encerramento

Augusto Lima, Vereador da Educação

Pedro Oliveira, Vereador da Cultura


Coordenação Científica: Arminda Ferreira (CMVNF); Luís Alberto Alves (CITCEM/FLUP): Cláudia Ninhos (IHC-NOVA FCSH/IN2PAST e Fundação Aristides de Sousa Mendes); Filipa Sousa Lopes (IHC-NOVA FCSH/IN2PAST); Cristina Climaco (LER – Universidade Paris 8); António Gonçalves (Galeria Municipal Ala da Frente); Isabel Barca (CITCEM/FLUP); Miguel Barros (APH) e Aurora Marques (CFAEVNF)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version