Siga-nos nas redes

Famalicão

PAN Famalicão reivindica hastear da bandeira LGBTI+ pela Câmara Municipal

Publicado

em

O núcleo famalicense do partido PAN emitiu um comunicado, esta segunda-feira, onde considera que a Câmara Municipal de Famalicão deverá hastear, nos Paços do Concelho, a bandeira referente ao movimento LGBTI+, como forma de reconhecimento do ” problema de LGBTfobia em Portugal, a que o nosso Concelho não é alheio”, explicam os dirigentes do partido.

De acordo com a Comissão Política Concelhia do PAN Famalicão, num momento em que os Direitos Humanos conquistados nas últimas décadas estão cada vez mais em risco e face aos retrocessos civilizacionais, a nível internacional, onde o número de crimes de ódio é maior que nunca, confirmando-se o seu aumento também em Portugal, de acordo com o relatório da ‘ILGA’ de 2023, o partido considera ser da maior importância reafirmar conquistas, continuar o caminho do progresso e garantir que não é dado nem um passo atrás e que todas as pessoas do município de Vila Nova de Famalicão se possam sentir representadas e seguras.

“O hastear de uma bandeira representa uma afirmação e reconhecimento que há um problema de LGBTfobia em Portugal, a que o nosso Concelho não é alheio, este que deve ser combatido e ultrapassado com o inequívoco apoio de todas as instituições públicas. Lembramos que ainda no ano passado, em todos os órgãos de comunicação social Famalicenses, foi possível verificar a presença de comentários de ódio e homofobia contra a comunidade e a realização da Marcha.” refere a Porta-voz do PAN Famalicão Sandra Pimenta, acrescentando “enquanto existir discriminação, o PAN dará a sua voz e presença em apoio a toda a comunidade, até que a igualdade seja efetiva”, sublinha o PAN em comunicado.

Lembra o partido que, no âmbito do seu programa autárquico, estavam contempladas medidas como a adesão do município à Rede de Cidades Arco-Íris, assumindo, assim, a sua responsabilidade no combate à discriminação da comunidade LGBTI, a realização de campanhas de esclarecimento junto das famílias com vista a prevenir e erradicar o preconceito e a violência contra crianças LGBTI, bem como a realização de campanhas de sensibilização sobre esta temática que mencionassem explicitamente os diversos tipos de discriminação e esclarecessem as questões relacionadas com a sexualidade humana e as suas esferas.

“Estamos a menos de 7 anos do fim da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, na qual se pretende erradicar todas as formas de discriminação e garantir os Direitos Humanos. Consideramos essencial que este executivo se mostre disponível para lutar contra todas as formas de discriminação e que acompanhe as preocupações da comunidade LGBTQIAP+”. finaliza a Porta-voz.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 30 minutos

Famalicão: Presépio Vivo em Riba de Ave este fim de semana

Hoje, sábado, e amanhã, domingo, 28 e 29 de dezembro, o Parque do Adro da Igreja, em Riba de Ave,...

Sociedadehá 52 minutos

Conheça a chave do Euromilhões de sexta-feira

Foi sorteada a chave do Euromilhões de sexta-feira, dia 27 de dezembro, que vale um prémio máximo de 41 milhões...

Paíshá 15 horas

PJ de de luto após falecimento de inspetor que resolvia casos de homicídio no Minho

A Polícia Judiciária nacional encontra-se de luto após o falecimento de Joaquim da Cunha Velho Vieira, “Inspetor aposentado com última...

Paíshá 15 horas

Portagem da A1 entre Porto e Lisboa aumenta 70 cêntimos a partir de 01 de janeiro

As portagens na A1, entre Lisboa e Porto, aumentam 70 cêntimos, para 24,60 euros, a partir de 01 de janeiro,...

Economiahá 15 horas

PS acusa Governo de aumentar o imposto sobre os combustíveis em 2025

O PS acusou hoje o Governo de faltar à verdade ao determinar um aumento do imposto sobre os combustíveis, depois...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão espera um fim de semana de sol mas com temperaturas mais baixas

Famalicão entra, neste fim de semana, com mais um dia com sol e céus limpos, de acordo com as previsões...

Paíshá 17 horas

Sindicato: Maquinistas do Metro do Porto em “greve total” nesta passagem de ano

O Sindicato dos Maquinistas anunciou hoje uma “greve total” na operação da Metro do Porto nos dias 31 de dezembro...

Regiãohá 18 horas

Colisão seguida de capotamento na EN14 fez dois feridos esta manhã na Trofa

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo uma viatura ligeira e outra...

Paíshá 19 horas

Novo sismo abalou Portugal continental na tarde desta sexta-feira

Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi sentido hoje no concelho de Vendas Novas, no distrito de...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Abriram as candidaturas para o 1.º Prémio Literário Camilo Castelo Branco

A Câmara Municipal de Famalicão anunciou, esta sexta-feira, a abertura das candidaturas (até 16 de março) para a primeira edição...

Arquivo

Mais Vistos