Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Conjunto Arqueológico das Eiras classificado como local de Interesse Público

Publicado

em

O Conjunto Arqueológico das Eiras, em Vila Nova de Famalicão, uma concentração arqueológica com diferentes estruturas de várias épocas, foi classificado como Conjunto de Interesse Público (CIP), segundo portaria hoje publicada em Diário da República (DR).

“Apesar da diversidade que caracteriza o Conjunto Arqueológico das Eiras, destacam-se a sua grande coerência espacial e notável enquadramento paisagístico, a que se somam o valor patrimonial e o relevante interesse histórico dos diversos sítios”, justifica a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) que, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte procedeu ao estudo deste aglomerado localizado no distrito de Braga.

emissão em direto da famatv

A DGPC justifica esta classificação com o contexto territorial e a centralidade em relação a toda a região do Médio Ave, bem como a vivência das populações locais até à Idade Média.

O Conjunto Arqueológico das Eiras abrange as freguesias de Pousada de Saramagos, Joane, Vermoim e Vale (São Martinho) e a União das Freguesias de Vale (São Cosme), Telhado e Portela, no concelho de Vila Nova de Famalicão.

O conjunto é formado pelo Castro das Eiras, considerado um dos maiores povoados da Idade do Ferro na região Norte, incluindo um balneário “com profusa decoração de pedras graníticas”.

Soma-se a Necrópole de Vermoim, composta por quatro mamoas, o Castro de Santa Cristina, com plataforma central definida por talude e muralha em pedra, o recinto muralhado do Castro de Vermoim, envolvendo a acrópole, junto do qual se situam os vestígios defensivos medievais do castelo da localidade que, acreditam os especialistas, terá sido palco de “importantes episódios históricos” à época do Condado Portucalense.

Este CIP fica fechado com a Atalaia de Telhado, também datada da Idade Média, e, com a Bouça do Pique, povoado do século III antes de Cristo (a.C.).

A portaria hoje publicada dá conta de que “o caráter matricial do bem”, o “valor estético e material”, bem como o seu “interesse como testemunho notável de vivências e factos históricos” e a conceção arquitetónica e paisagística do conjunto contribuíram para esta classificação.

“Reflete o ponto de vista da memória coletiva e a importância do ponto de vista da investigação histórica ou científica”, completa.

O Conjunto Arqueológico das Eiras é delimitado por duas linhas de água que convergem para o rio Ave.

No âmbito desta CIP foram criadas duas áreas de sensibilidade arqueológica.

Numa delas, acrescenta o documento, “só são admitidos trabalhos arqueológicos de investigação e ações de manutenção e conservação e valorização dos vestígios arqueológicos identificados bem como de outros que possam vir a surgir, assim como intervenções pontuais no âmbito de um circuito de visita”.

Na zona B “todas as pretensões que envolvam movimentação de terras, nomeadamente as relativas a trabalhos que impliquem transformação, revolvimento ou remoção do subsolo, devem ser precedidas da elaboração de um relatório prévio (…) da responsabilidade de arqueólogo, e ser sujeitas a parecer da tutela do património cultural territorialmente competente, que definirá as condicionantes a atender na sua execução”.

Na portaria, assinada pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro, é salvaguardado que “todas as estruturas amovíveis e temporárias [tendas, iluminação, vedações, postes, sinalização, painéis publicitários] a introduzir na área não podem comprometer o valor e o significado do bem e devem ser sujeitas a parecer prévio da tutela do património cultural territorialmente competente”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 36 minutos

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 1 hora

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 1 hora

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 2 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 2 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Famalicãohá 20 horas

A chuva vai manter-se até quarta-feira

O tempo cinzento vai manter-se até quarta feira. Para este domingo, o IPMA afirma ainda que estão previstos períodos de...

Famalicãohá 20 horas

Nova estrutura no cemitério de Lousado

A junta de freguesia de Lousado anunciou a construção de um ossário. Esta estrutura com 45 gavetões para cinzas e...

Famalicãohá 21 horas

Lagoa celebra as festas em honra do Divino Espirito Santo

A freguesia de Lagoa, no concelho de Famalicão, celebra este fim de semana a Festa em Honra do Divino Espírito...

Famalicãohá 23 horas

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

Este fim de semana a Praça D. Maria II acolhe o Mercado das Famílias Interculturais, com expositores de várias nacionalidades:...

Desportohá 1 dia

GD de Joane rumo à subida

O Grupo Desportivo de Joane defronta na tarde deste sábado a equipa do Selhe. Na penúltima jornada da pró nacional...

Arquivo

Mais Vistos