Beatriz Costa Jorge é uma das 30 jovens finalistas da iniciativa “Astronauta por um dia” da Agência Espacial Portuguesa e vai realiza um voo parabólico a 3 de setembro, simulando assim a experiência de um astronauta.
Com a iniciativa “Astronauta por um dia” os jovens terão a oportunidade de simular a ausência de gravidade, que existe no espaço a partir de manobras de ascensão e queda-livre e assim flutuar no interior do avião Airbus A310 em ciclos de cerca de 20 a 25 segundos.
Na primeira fase da segunda edição candidataram-se 552 estudantes, de todas as zonas do país, no final foram escolhidos os 30 finalistas com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Os jovens foram submetidos a quatro fases de seleção, desde prova de lógica e perceção espacial, teste online, prova física e ainda uma avaliação de capacidades de comunicação.
Antes do dia do voo com partida e regresso à Base Aérea de Beja, os participantes da iniciativa têm três dias de preparação para a experiência e ainda várias atividades para o desenvolvimento de competências.
O voo é operado pela empresa francesa Novespace, subsidiária da agência espacial francesa (CNES), que realiza voos parabólicos com fins científicos e quando são realizados para o público em geral custam quase 7 mil euros por pessoa.
O objetivo da iniciativa promovida pela Agência Espacial Portuguesa é incentivar os jovens portugueses a estudar temas relacionados com a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).