Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão e Santo Tirso recebem 10ª edição do Festival Internacional de Órgão

www.pedrocouto.pt

Famalicão e Santo Tirso voltam a receber mais uma edição do Festival Internacional de Órgão (FIO), de 15 de setembro a 6 de outubro. Este ano, o certame, que é um dos mais importantes do país, comemora o seu 10º aniversário com um conjunto de concertos de celebração da música de órgão e do património musical.

A organização levará ainda o Festival a duas escolas do ensino básico, com dois concertos didáticos para crianças. Em Santo Tirso, na Escola Básica de S. Tomé de Negrelos e em Famalicão no Agrupamento de Escolas  Terras do Ave, em Pedome.

O Festival é organizado pela Tagus-Atlanticus Associação Cultural, e pela empresa JMS Organaria. Desde a sua criação, tem atraído músicos e amantes da música de todo o mundo e tem sido um espaço de encontro entre o tradicional e o contemporâneo, onde intérpretes de renome nacional e internacional partilham o palco com jovens talentos. 

Para Rodrigo Teodoro de Paula, diretor artístico  do FIO, “celebrar os 10 anos de um dos mais importantes festivais de órgão de Portugal é um enorme prazer, não apenas celebrar o Festival e os concertos, mas todo o trabalho de recuperação, valorização e difusão, inclusivamente entre os mais pequenos, deste património”. 

O programa

Este ano, o público poderá desfrutar de uma programação que inclui concertos de entrada gratuita, com a participação de alguns dos mais prestigiados organistas do mundo, que trarão ao palco repertórios que vão desde o renascimento até às composições mais contemporâneas.

A programação inicia a 15 de setembro, às 16h00, com o concerto de apresentação, na Igreja Matriz de Areias, Santo Tirso, que incluirá árias, modinhas e fados, por João Paulo Ferreira e João Santos.  Para o dia 27, no Mosteiro de S. Bento, em Santo Tirso, está marcado o concerto de abertura, às 21h00, com Flávia Castro no órgão, e com direção de Filipe Faria e Sérgio Peixoto, que apresentarão nova música antiga sobre poesia portuguesa dos séculos XV e XVI. 

Ainda em Santo Tirso, no dia 28 de setembro, o Mosteiro de Roriz recebe, pelas 21h00, o concerto Ecos & Voltas : a Música Portuguesa do Séc.XVII em Santa Cruz de Coimbra, com direção de Carlos Meireles. No dia seguinte será a vez do Convento de S. José receber, pelas 16h00,  o concerto  “Fidelidad y Devoción”, por  Saskia Roures Navarro e Francisco Gil, que vêm de Espanha. 

O FIO chega a Famalicão em outubro, iniciando, no dia 4, na Igreja Matriz de Famalicão, pelas 21h00, com o concerto “Sonatas de Chiesa”, com Raquel Cravinho, no violino branco, e Daniel Oliveira, no órgão. Depois, no dia 5, a Igreja de Ribeirão é palco, pelas 21h00, do concerto “ Júbilo Mozartiano”, como a soprano Cécile Achille, a organista Sara Johnson Huidobro e ainda a participação da Orquestra da Universidade do Minho. 

A fechar, no dia 6 de outubro, na Igreja do Mosteiro de Landim, a partir das 16h00,, têm lugar concertos barrocos, pelo organista Javier Artigas e o quinteto de cordas Ensemble.  

Foto: Pedro Couto

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version