A Casa das Artes de Famalicão é um dos primeiros 50 equipamentos culturais credenciados pela Direção-Geral das Artes (DGARTES), no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), ficando desta forma habilitada a concorrer ao apoio à programação concedido pelo Ministério da Cultura especificamente a estas entidades.
O anúncio foi feito esta quarta-feira pela Câmara Municipal que adianta que, com a inclusão da Casa das Artes nesta rede nacional, abre-se uma nova janela de oportunidades para o reforço da programação deste equipamento cultural de referência no país, uma reivindicação antiga do Município de Famalicão. Diz ainda que, nos últimos anos, a Casa das Artes manteve uma oferta cultural regular sem receber qualquer apoio do Estado, como aconteceu com outras casas de espetáculos similares.
Paulo Cunha, presidente da Câmara, congratula-se com esta decisão, afirmando que a mesma “vem reforçar condições para que a Casa das Artes de Famalicão se mantenha como um farol cultural a nível nacional, contribuindo para a necessária descentralização cultural do país”. “Só assim fica assegurada a universalidade de acesso de todos os cidadãos, à melhor oferta cultural nacional”, realça.