Site icon Fama Rádio e Televisão

Amarcultura na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo. 

A Associação Amarcultura, de Calendário, participou uma vez mais no Cortejo Histórico e Etnográfico da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo. 

Esta é já a 13ª participação consecutiva da associação famalicense nesse grande evento, apenas interrompida nos anos da pandemia. 

De realçar que a Amarcultura continua a manter o estatuto especial de ser o único grupo não vianense a integrar a componente histórica do cortejo. 

O tema central do cortejo era a flor, presente nos ricos elementos decorativos do traje e na cerâmica tipicamente minhota.

Ao grupo famalicense coube novamente um quadro da época barroca, sob o tema “A Flor e o Barroco”, que receou a aristocracia vianense do século XVIII e uma cena palaciana com baile típico desse tempo.

O momento pontuado pela dança ao estilo barroco foi muito apreciado e aplaudido pelo público ao longo do percurso do cortejo. Uma coreografia da responsabilidade de Marta Soares, diretora da Academia de Dança de Vila Nova de Famalicão, a quem a Amarcultura faz um público agradecimento. 

A comitiva famalicense contou com a participação de 32 elementos distribuídos pelo dístico, pares da aristocracia vianense, carro palacete e seus senhores, e pelo grupo de dança. 

A Associação Amarcultura agradece também aos elementos de dois grupos famalicenses que colaboraram nesta participação. Ao Grupo Infantil e Juvenil de São Tiago de Gavião e ao Grupo de Teatro Camiliano – Grutaca. Uma colaboração que visa também o envolvimento de outras instituições famalicenses neste evento cultural que tem honrado e prestigiado Vila Nova de Famalicão desde 2009.

O Cortejo Histórico da Romaria da Senhora d’Agonia contou com 4 mil figurantes e 34 carros alegóricos. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version