Desporto
FC Famalicão inicia época com 7 caras novas e mantém aposta na formação
O Famalicão inicia a I Liga de futebol 2023/24 com o objetivo de consolidar o trabalho desenvolvido na época transata e com ambição em alcançar um lugar que lhe permita disputar as competições europeias dentro de um ano.
Até ao momento, o Famalicão reforçou a equipa com sete jogadores e adquiriu três atletas que estiveram emprestados na época passada – Otávio, Francisco Moura e Dobre.
Por outro lado, o técnico João Pedro Sousa viu sair oito nomes: Diogo Queirós (Farul Constanta), Ivo Rodrigues (Al Khaleej), Pelé (fim de empréstimo do Mónaco), Denilson Jr. (Avaí), Heriberto Tavares (Estoril), Rui Fonte (Paços de Ferreira), Alexandre Penetra (AZ Alkmaar) e Pedro Brazão (Bodrumspor).
Mirko Topic (Vojvodina), Justin de Haas (NK Lokomotiva), Henrique Araújo (emprestado pelo Benfica), Otso Liimatta (AC Oulu), Tom Lacoux (cedido pelo Bordéus), Nathan (emprestado pelo Santos) e Óscar Aranda (Real Madrid) são as ‘caras’ novas do grupo famalicense.
Neste defeso, o Famalicão já conseguiu um encaixe financeiro significativo, se se tiver em conta a transferência de Alexandre Penetra para o AZ Alkmaar. No entanto, existem ainda outros nomes que têm sido cobiçados e, muito provavelmente, também vão sair, como é o caso de Iván Jaime, outra das referências da última temporada.
Para além disso, o Famalicão vai manter a aposta ‘dentro de portas’, depois de uma época em que os juniores conquistaram o campeonato nacional, ganhando direito à presença na UEFA Youth League, e a equipa sub-23 terminou no segundo lugar da Liga Revelação.
Entretanto, o Estádio Municipal de Famalicão foi alvo de várias intervenções, entre as quais a implementação de um novo relvado. Assim, o novo tapete tem também um novo sistema de rega, compatível com as instruções instituídas pela UEFA, bem como drenagem e uma camada de suporte da relva.
Para além disso, a novidade para a temporada é o centro de treinos que servirá de apoio para a equipa principal. Nesta nova época, este passou a ser o ‘quartel-general’ do plantel orientado por João Pedro Sousa.
O Famalicão inicia o campeonato esta sexta-feira, diante do Sporting de Braga, no Estádio Municipal de Braga, numa partida que se vai realizar às 20:15.
PASSOU EM DIRETO
-
Região1 semana ago
Trofa: Movimento pede assembleia para votar desagregação das freguesias de Bougado
-
Famalicão1 semana ago
Alterações no atendimento dos serviços de urgência em debate no “Haja Saúde”
-
Famalicão5 dias ago
Famalicão: Comunidade em festa abre portas do novo Auditório de Delães
-
Famalicão3 dias ago
Famalicão espera dia de sol e “máximas” de 20.º graus esta terça-feira