A Casa das Artes recebe, nos dias 01 e 02 de setembro, (sexta-feira às 21:30 e Sábado às 18:00) a 5.ª edição da Jovem Orquestra de Famalicão, um evento dedicado aos talentos dos jovens músicos com foco na música clássica, sob a supervisão do maestro e diretor artístico José Eduardo Gomes.
O evento é dedicado a músicos com formação pré-universitária, reunindo nesta edição 87 intérpretes, distribuídos pelas categorias dos instrumentos: cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos), sopro madeiras (flautas, oboés, clarinetes, fagotes), sopro metais (trompas, trompetes, trombones tenor, trombone baixo e tuba), além da harpa e dos instrumentos de percussão.
A essência do Estágio JOF está intrinsecamente ligada às características singulares do território de Vila Nova de Famalicão. Isto inclui o florescente ecossistema cultural, impulsionado pelo ensino artístico especializado e o ensino profissional de música.
Este ecossistema é composto pelas seguintes instituições culturais: CCM – Centro de Cultura Musical, ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave. Muitos dos alunos oriundos de Vila Nova de Famalicão têm continuado os seus percursos de estudo e carreira em instituições de renome em Portugal e outras partes da Europa.
O programa do evento irá consistir na execução da emblemática Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler.
A entrada é livre, mediante levantamento prévio do bilhete, a partir de 29 de agosto.