A Câmara Municipal de Famalicão e o Centro de Recolha Animal de Famalicão têm em curso um projeto que pretende acompanhar de perto os gatos do concelho com a implementação de Colónias de Gatos, visando a captura, esterilização e devolução ao território de origem dos felídeos, prevenindo a criação de pragas destes animais.
A primeira destas colónias já foi instalada na Praça Madalena Fonseca, e já regista cerca de uma dezena de gatos.
Para o vereador da Defesa dos Animais, Pedro Sena este é “um processo muito eficaz na gestão da população de gatos errantes, que irá certamente contribuir para a redução de diversos problemas associados à reprodução, ao ruído e aos focos de insalubridade”, afirma a propósito o vereador da Defesa dos Animais, Pedro Sena.
No entanto, para que o processo resulte “é muito importante que a comunidade envolvente colabore e respeite as Colónias de Gatos, nomeadamente não colocando comida nas proximidades, nem afastando os gatos das colónias”, acrescenta.
O responsável enaltece ainda o trabalho dos voluntários na “manutenção dos abrigos e comedouros limpos e higienizados, livres de resíduos ou restos de comida, evitando assim a proliferação de pragas e garantindo a segurança e bem-estar destes animais”.
Os interessados em exercer a função de cuidador voluntário das colónias devem contactar o Banco Voluntariado da Camara Municipal (https://www.famalicao.pt/banco-municipal-de-voluntariado)
Refira-se que o município de Famalicão iniciou há alguns anos um projeto piloto com a instalação de uma colónia na corporação de bombeiros. Atualmente, está também a instalar uma colónia na Rua Alameda Luís de Camões, num terreno privado. O objetivo da Câmara Municipal de Famalicão é, agora, criar novas Colónias de Gatos no concelho, em colaboração com as Juntas de Freguesia.
Neste âmbito, desde 2020 foram esterilizados 135 gatos. Em 2021 já foram esterilizados 107 gatos (em contexto geral) e 30 gatos (em contexto de colónia).