Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: PAN questiona autarquia sobre remoção de árvores em Lousado

A respeito da desflorestação de uma das últimas áreas arbóreas da freguesia de Lousado, entre a Rua das Cavadas e a Rua Continental Mabor, a Comissão Política Concelhia do PAN Pessoas – Animais – Natureza dirigiu perguntas à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e à empresa Continental.

Na última semana, deram início aos trabalhos de desmatamento de uma zona arbórea em Lousado, gerando inquietações entre os residentes locais sobre o propósito desta ação de desflorestação. Essas preocupações foram comunicadas ao partido.

Nesse sentido, a Comissão Política Concelhia questionou a Câmara Municipal acerca dos objetivos desta intervenção, bem como se, uma vez mais, a eliminação abrangente das manchas arbóreas tem como objetivo encerrar progressivamente o espaço industrial em torno da população lousadense. Também questionou qual é a classificação do local no âmbito do PDM.

Sandra Pimenta, a porta-voz da concelhia famalicense do partido, também apontou que “a segurança da população de Lousado e a real sustentabilidade socioambiental continuam a ser colocadas em risco com estas ações. Lembramos que esta é uma população fortemente afetada pela emissão de odores associados à produção industrial que se faz sentir dentro do seu território, sendo que esta problemática tende a agravar-se quando eliminamos fugazmente todo a mancha arbórea do território, substituindo-a por armazéns e alcatrão sem qualquer tipo de planeamento associado.”

Para o partido, é crucial obter clarificações sobre o tipo de construção que será eventualmente desenvolvida para esse espaço, e até quando persistirá esse desequilíbrio ambiental constante, que prejudica a qualidade de vida dos habitantes e compromete o futuro de todos nós, explicam os dirigentes locais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version