O famalicense Guilherme Matos, cuja carreira é composta por passagens em diversos clubes, nacionais e internacionais, desempenhando funções de observador e scout nos últimos anos, passa a representar o emblema angolano do Wiliete Sport Clube de Benguela, onde já prepara a nova época.
Aqui, será o braço direito do treinador Zeca Amaral, ex-selecionador nacional de Angola, e que agora lidera o plano técnico da equipa fundada em 2018.
Em fase de desenvolvimento e organização, os objetivos mais imediatos do clube passam pela participação nas taças de futebol do continente africano.
Guilherme Matos regressa assim às funções de treinador adjunto, que já tinha desempenhado no Operário Lagoa e no Operário Famalicão entre 2006 e 2007, emblemas que integrou antes da sua incursão como observador, que levou a cabo no Vitória FC, Marítimo, Académica OAF e FC Famalicão, em Portugal.
2012 assinalou a sua mudança para território angolano, mantendo o cargo de observador ao serviço do Rec. Libolo e Benfica Luanda.
Em 2018 viajou para a Tailândia para manter as mesmas funções, desta vez no BEC Tero Sasna. Desde então regressou ao FC Famalicão (2017/18), voltando a território tailandês na época seguinte, ao serviço do Muangthong United (2018/2019) e Police Tero, na última época.