As freguesias de Antas, Vermoim, Fradelos, Nine, Requião, Ruivães, Novais, Vale S. Martinho e Vilarinho das Cambas estão infetadas com a praga dos citrinos, assim como outras freguesias dos concelhos mais próximos, nomeadamente Trofa e Santo Tirso.
As culturas de citrinos nestas zonas estão a ser atacadas por uma espécie africana, denominada “Trioza erytreae”, a psila-africana-dos-citrinos.
De acordo com uma nota da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, os proprietários de tais árvores devem “realizar tratamentos fitossanitários a esses vegetais com os produtos fitofarmacêuticos autorizados e cuja listagem é disponibilizada no sítio da Internet da DGAV e manter um registo da realização dos tratamentos, designadamente dos produtos utilizados, doses e datas de aplicação”.
No caso de infeção “proceder de imediato ao corte dos ramos infestados e destruir os detritos vegetais pelo fogo, por trituração ou enterramento no local; não movimentar para fora do local qualquer vegetal ou parte de vegetal hospedeiro, exceto frutos e sementes”.