Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Despoluição dos rios Ave e Pelhe no topo das prioridades do partido PAN

A despoluição dos rios Ave e Pelhe é uma das prioridades da candidatura do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) à Câmara de Vila Nova de Famalicão, encabeçada por Sandra Pimenta, foi hoje anunciado.

Em nota enviada à Lusa, a candidatura aponta ainda como “fundamental” a criação de um regulamento para o arvoredo urbano e para o património florestal municipal, por forma a estabelecer as regras e normas relativas ao planeamento, gestão, conservação e manutenção de espécies autóctones e “inverter a tendência do abate indiscriminado de árvores”.

“Paralelamente, um dos nossos grandes objetivos é fazer de Famalicão um município livre de herbicidas, dotando as juntas de freguesia de meios técnicos, recursos humanos ou dotação financeira equivalente para a adoção de métodos alternativos”, acrescenta.

Sandra Pimenta, de 43 anos, desempenha funções de assessoria parlamentar e é membro do Conselho Consultivo do Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, sendo ainda ativista pelos direitos dos animais e voluntária em associações de cariz ambiental.

No que respeita à proteção animal, o PAN pretende criar um pelouro denominado Proteção, Saúde e Bem-Estar Animal e a figura do provedor municipal dos animais.

Considerando que falta no concelho um “sério investimento” na construção de habitação pública e em políticas de arrendamento acessível, a candidatura de Sandra Pimenta propõe-se, desde logo, criar uma verba no orçamento municipal alocada ao arrendamento jovem.

Paralelamente, preconiza um “forte reforço” do investimento na reabilitação e construção de habitação pública para arrendamento acessível, também como forma de resposta aos mais vulneráveis, como idosos ou vítimas de violência doméstica.

Nesta que é a primeira vez que concorre à Câmara de Famalicão, o PAN traçou como meta “ter representação” na Assembleia Municipal.

No entanto, sublinha, “a representação no executivo, através da eleição para a vereação, seria efetivar de uma forma mais vincada o nosso trabalho em prol de um concelho mais sustentável, ético e inclusivo”, remata.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version