A freguesia de Vilarinho das Cambas, em Famalicão, celebra, entre os dias 11 e 13 de agosto, as festas em Honra do Divino Salvador, assim como os 60 anos da sua igreja paroquial.
Destacam-se do programa a celebração da Eucaristia em comemoração do 60º aniversário da Igreja Paroquial, às 20:00 do dia 11, a que seguirá, pelas 21:30, o Concerto “Sancto Salvatore”, pelo Orfeão Famalicense. No dia 12, entre as 8:00 e as 24:00, decorrerá o Sagrado Lausperene. As festividades terminam no domingo, dia 13, com a celebração da Eucaristia Dominical às 9:30. À tarde, pelas 16:00, terá lugar a Celebração da Palavra, Sermão e Procissão Eucarística.
Apesar de não ser das que mais se destaca no património edificado, a freguesia e paróquia católica de Vilarinho das Cambas é rica em elementos do património imaterial, de onde se destacam, por exemplo, a lenda do Penedo da Moura ou o Auto de São João, “tradição única no país nos moldes em que ocorre”, explicam os responsáveis em questão.
De acordo com uma citação de 1886 do Abade de Miragaia, “a Igreja matriz é notável pela sua antiguidade e pelas suas riquíssimas decorações de obra de talha dourada e pinturas a óleo no tecto da Capela-Mor, representando a Transfiguração e outros mistérios do Salvador, Orago da Freguesia, e no tecto do corpo da Igreja quinze painéis restaurados em 1773 e que também representavam vários mistérios de Cristo’”.