Quinze clubes desportivos do concelho de Famalicão foram certificados como entidades formadoras pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na época 2023/2024.
Este é um título que distingue o nível de qualidade do processo formativo para os atletas futebol e futsal em Portugal.
Estas certificações foram obtidas na sequência de um conjunto de protocolos estabelecidos entre o Município de Famalicão e diversas associações desportivas do concelho, para apoiar na criação de plano de atividades e formação desportiva, ação que resultou num investimento municipal superior a meio milhão de euros.
Para além disto, o município suportou os custos das inscrições federativas e respetivos seguros a mais de 5200 atletas do concelho – num esforço financeiro superior a 157 mil euros. No que toca à saúde dos atletas, foram investidos mais de 11 mil euros para a realização de 700 exames médico-desportivos, obrigatórios para todos os atletas.
Estas certificações foram atribuídas a dez núcleos de futebol masculino, onde figuram o Futebol Clube de Famalicão (5 estrelas), Associação Desportiva e Cultural São Mateus, a Associação Desportiva Ninense, o Clube Desportivo de Lousado, o Grupo Desportivo de Joane, o Ribeirão Futebol Clube, a União Desportiva de Calendário, Associação Desportiva Oliveirense 1952 e o Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa com classificação entre três e duas estrelas.
No futebol feminino foram certificados dois clubes famalicenses – Futebol Clube Famalicão (três estrelas) e a Associação Desportiva Juventude de Mouquim (“Centro Básico de Formação de Futebol”) – e, no que refere ao futsal masculino, a Associação Cultural e Desportiva Sporting Clube Cabeçudense, a Associação Desportiva Colégio das Caldinhas e a Associação Desportiva e Cultural São Mateus foram consideradas Entidade Formadora 3 Estrelas pela FPF.