Desporto
Clubes de Famalicão certificados para formação pela Federação Portuguesa de Futebol
Quinze clubes desportivos do concelho de Famalicão foram certificados como entidades formadoras pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na época 2023/2024.
Este é um título que distingue o nível de qualidade do processo formativo para os atletas futebol e futsal em Portugal.
Estas certificações foram obtidas na sequência de um conjunto de protocolos estabelecidos entre o Município de Famalicão e diversas associações desportivas do concelho, para apoiar na criação de plano de atividades e formação desportiva, ação que resultou num investimento municipal superior a meio milhão de euros.
Para além disto, o município suportou os custos das inscrições federativas e respetivos seguros a mais de 5200 atletas do concelho – num esforço financeiro superior a 157 mil euros. No que toca à saúde dos atletas, foram investidos mais de 11 mil euros para a realização de 700 exames médico-desportivos, obrigatórios para todos os atletas.
Estas certificações foram atribuídas a dez núcleos de futebol masculino, onde figuram o Futebol Clube de Famalicão (5 estrelas), Associação Desportiva e Cultural São Mateus, a Associação Desportiva Ninense, o Clube Desportivo de Lousado, o Grupo Desportivo de Joane, o Ribeirão Futebol Clube, a União Desportiva de Calendário, Associação Desportiva Oliveirense 1952 e o Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa com classificação entre três e duas estrelas.
No futebol feminino foram certificados dois clubes famalicenses – Futebol Clube Famalicão (três estrelas) e a Associação Desportiva Juventude de Mouquim (“Centro Básico de Formação de Futebol”) – e, no que refere ao futsal masculino, a Associação Cultural e Desportiva Sporting Clube Cabeçudense, a Associação Desportiva Colégio das Caldinhas e a Associação Desportiva e Cultural São Mateus foram consideradas Entidade Formadora 3 Estrelas pela FPF.
-
Famalicãohá 1 semana
Meteorologia: Famalicão espera “mínimas” de 1 grau e céus nublados esta terça-feira
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Região Norte une-se para celebrar 200 anos da vida e obra de Camilo Castelo Branco
-
Famalicãohá 5 dias
Temperaturas mínimas registam subida de 10 graus na próxima semana. “Máximas” sobem até aos 17 graus
-
Paíshá 2 dias
INEM passou hoje a contar com mais 200 técnicos de emergência pré-hospitalar