Site icon Fama Rádio e Televisão

Mais de 300 folcloristas vão pisar o palco do Festival Internacional de Folclore de Famalicão

Falta uma semana para mais uma edição do FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Famalicão, que decorre de 4 a 6 de agosto.

Pelo palco do certame, organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane com o apoio da autarquia local, vão passar 350 folcloristas que começam a chegar ao concelho famalicense já na próxima terça-feira, 1 de agosto.

É o caso do Georgian Folcloric Dance Group da Universidade de GIPA, na Geórgia, que fala na “grande responsabilidade” e no “grande desafio” que é para o grupo participar num festival como o de Famalicão. Sobre as dança tradicionais do país que vão apresentar em Famalicão, o grupo explica que desempenham um papel importante na cultura georgiana. “Representam a história do nosso país, o carácter e as tradições do nosso povo”.

Recorde-se que a edição deste ano doFAMAFOLK vai contar com os ritmos de oito companhias de dança e grupos etnográficos, cinco dos quais internacionais.

São eles: Companhia de Dança Acuarela Boliviana (Bolívia), Georgian Folcloric Dance Group of University GIPA (Geórgia), Ballet Folclorico de Casanare (Colômbia), Ensemble Folklorique Les Éclusiers (Canadá) e Szőttes Kamara Néptáncegyüttes (Eslováquia) e de Portugal, os famalicenses Grupo Etnográfico Rusga de Joane e Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo e o Grupo Folclórico Santa Cruz Vila Meã, de Amarante.

“Depois de uma última edição que superou todas as expectativas, o FAMAFOLK regressa de 4 a 6 de agosto para mais uma vez levar os famalicenses e todos quantos visitam Famalicão numa viagem pelo melhor do folclore nacional e internacional”, refere a propósito o responsável do Grupo Etnográfico Rusga de Joane, Ricardo Mendes Azevedo.

Recorde-se que o festival arranca no dia 4 de agosto, com a cerimónia oficial de abertura nos Paços do Concelho, pelas 14h30. Para o mesmo dia está também agendado um workshop de Danças do Mundo que terá lugar na Praça – Mercado Municipal de Famalicão, às 15h30, e aquela que será a gala de abertura do festival, marcada para as 21h30, nos Paços do Concelho de Famalicão.

O segundo dia do certame, dia 5 de agosto, sábado, a segunda gala decorre no Parque da Freguesia de Seide S. Miguel, às 21h30.

Para o último dia do festival, pelas 11h00, está reservada a tradicional Celebração Ecuménica, na Igreja de Joane, e, por fim, a gala de encerramento do evento, às 15h00, no Parque da Ribeira em Joane.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version