Os encarregados de educação de 25 alunos de uma das turmas do jardim de infância “Mundos de Vida”, localizado na freguesia de Lousado, em Famalicão, iniciaram, na manhã desta quinta-feira, um protesto contra a implementação de um sistema bilingue, direcionado a estas crianças com cinco anos, avança o JN.
De acordo com afirmações da porta-voz dos encarregados de educação, à mesma fonte, estes não estão a favor do método como será implementada esta nova estratégia pedagógica, alegando que algumas crianças não estarão ainda preparadas para esta mudança, situação agravada pela pandemia e pelo uso de máscaras.
Estes pais, das crianças da “Sala Amarela”, afirmam ainda que a alteração para este sistema, devia ter sido autorizada por estes, sublinhado que os parâmetros de tal projeto não lhes foi explicado, acrescentando que a instituição só planeava revelar tal mudança em setembro, no início do ano letivo.
De acordo com a porta-voz dos encarregados de educação, estes propuseram à instituição a implementação do inglês de forma gradual, ou uma solução “intermédia”, mas que esta no foi aceite.
A porta-voz salienta que estas crianças “não estão preparadas para falar inglês no quotidiano”.
Estes encarregados de educação dizem estar agora a preparar uma queixa, que será enviada à Direção Regional de Educação do Norte (DREN).
De acordo com a mesma fonte, a instituição ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Foto: Virgínia Cíndia Araújo/DR