O “Verde Melão” está de volta à Praça – Mercado Municipal de Famalicão, após o sucesso da primeira edição, trazendo consigo produtos emblemáticos da região: o melão casca de carvalho, o vinho verde e o fumeiro. O evento acontece de 4 a 6 de agosto e tem entrada livre.
O suculento melão casca de carvalho, apresentado pelas mãos e sabedoria dos produtores Augusto Martins e Joaquim Gonçalves, promete uma experiência de sabores sem igual, com os melhores exemplares da colheita.
Para acompanhar o melão, os visitantes poderão apreciar os vinhos verdes da região, apresentados pela Casa Agrícola de Compostela, os Vinhos Castro e a Frutivinhos.
Além disso, o fumeiro também marca presença no evento, com os produtores famalicenses Fumeiro do Fernando, Fumeiro Rosa Mendes e Talho Divino Salvador, que trarão suas melhores iguarias.
Durante o “Verde Melão”, haverá dois showcookings, conduzidos pelo Chef famalicense Álvaro Costa, nos dias 4 e 5 de agosto, às 18h00. No primeiro dia, a cozinha será comandada pela Chef Lídia Brás, responsável pela cozinha do projeto “Stramuntana” (Vila Nova de Gaia), e no segundo dia, pelo Chef Manuel Ferreira, Chef executivo do grupo hoteleiro, Art and Soul, e do restaurante “Galeria do Largo” (Porto).
O programa inclui ainda uma atividade especial para os emigrantes famalicenses, intitulada “Celebrar o Verão #Emigrantes #Famalicão”, com o objetivo de promover os produtos tradicionais da região junto da comunidade emigrante. Esta atividade acontece no sábado, dia 5, entre as 18h00 e as 23h00.
Os emigrantes famalicenses que visitarem o stand “Famalicenses no Mundo” durante este período receberão um voucher para degustação dos produtos-estrela do “Verde Melão”.
Ao longo dos três dias do evento, não faltará animação, com destaque para o workshop “Danças do Mundo” no dia 4, às 15h30, uma atividade inserida no FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Famalicão, que ocorre nesse fim de semana.
Além disso, haverá animação musical com os concertos protagonizados por ACAFADO (sexta-feira, às 21h30), Costinha (sábado, às 21h30) e Jorge Lomba (domingo, às 17h00).