Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Jovens da ACIP criam acessórios de moda e bolsas de praia reutilizando painéis publicitários em Guimarães

O Espaço Guimarães e a ACIP – Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social CRL, anunciaram uma colaboração inovadora e impactante para apoiar a causa da inclusão e da preservação ambiental.

A iniciativa “Corações sem Barreiras” é um projeto que promove a criatividade e habilidades únicas de jovens e adultos portadores de deficiência ao longo de um processo manual de cinco meses. Utilizando mais de 1.100 metros quadrados de lonas publicitárias, anteriormente espalhadas pela cidade de Guimarães, que estes talentosos artistas transformam-nas em belíssimas “nécessaires” e bolsas de praia, criando verdadeiras obras de arte, explicam os responsáveis da cooperativa ACIP.

Durante a exposição especial, que ocorre de 17 a 29 de julho no próprio Espaço Guimarães, os visitantes têm a oportunidade de adquirir estas peças exclusivas e, ao fazê-lo, estão a contribuir para o apoio financeiro da ACIP. Os fundos arrecadados com a venda serão destinados à aquisição de equipamentos modernos e à manutenção das instalações da cooperativa, bem como ao financiamento de uma viagem anual para os 72 participantes do projeto.

Entretanto, o impacto positivo deste projeto vai além das fronteiras sociais. O Espaço Guimarães demonstra um notável compromisso com a sustentabilidade ao abraçar a Economia Circular. Ao reaproveitar as lonas publicitárias que já estiveram espalhadas pela cidade, o centro comercial não só reduz assim o desperdício.

A tecnologia de fotocatálise utilizada nestas lonas permite desintegrar até 85% de poluentes, incluindo dióxido de nitrogénio (NO2), dióxido de enxofre e compostos orgânicos voláteis, ajudando assim a melhorar a qualidade do ar, tornando esta iniciativa numa amiga do ambiente.

A união entre o Espaço Guimarães e a ACIP nesta iniciativa inspiradora é um exemplo de como a solidariedade pode gerar um impacto transformador e positivo na sociedade e no meio ambiente. Ao apoiar a inclusão e a sustentabilidade, ambas entidades mostram que a solidariedade pode superar qualquer barreira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version