Siga-nos nas redes

Famalicão

Porto Pianofest volta a passar por Famalicão

Publicado

em

O festival internacional de música Porto Pianofest regressa de 1 a 11 de agosto, distribuído por diversos espaços do Porto, alguns deles ao ar livre, e Vila Nova de Famalicão, para abrir as portas à música clássica e convidar a visitar alguns dos espaços emblemáticos de ambas as cidades.

No dia 1 de agosto, o saxofonista cubano Yosvany Terry estreia-se no Porto, enchendo a Casa da Música com ritmos de jazz afro-cubano, entrelaçados com sons da América Latina, Caribe, França, África e Estados Unidos. Este será acompanhado por um quarteto internacional, com um pianista, baixista e baterista.

Outro destaque do festival será o concerto de encerramento no Porto da pianista e compositora suíça Beatrice Berrut, que se estreia em Portugal. ‘Abracadabra’, que inclui uma interpretação de A Bela Adormecida de Tchaikovsky, transportará o público para um mundo de fantasia e cor, em consonância com o cenário escolhido para o espetáculo: a Sala Árabe do Palácio da Bolsa (10 de agosto).

No dia 2 de agosto, no Pátio da Casa-Museu Guerra Junqueiro, será apresentado pela primeira vez em Portugal o projeto ‘Mensagem’. Com o 500º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões como pano de fundo. O projeto nasceu de um desafio global a vários compositores para criarem interpretações originais inspiradas nas obras de grandes autores portugueses.

O resultado será apresentado em forma de duo pelo pianista Nuno Marques e pela soprano Lara Martins. Juntos, darão voz e música a poemas de Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade e Pedro Mexia. No ano do 50º aniversário da Revolução Portuguesa de 25 de Abril, o projeto incorpora também alguns dos hinos da revolução, como Grândola Vila Morena e Coro da Primavera.

Alguns dos concertos do festival terão lugar no Salão Nobre da Universidade do Porto, com atuações dos pianistas José Ramón Mendez e Lisa Yui, assim como do Trio Pangea, que apresenta obras de compositores portugueses interpretadas ao piano, violino e violoncelo.

Os concertos familiares (3 de agosto, Casa Comum) e o espetáculo ‘Bach no Jardim’ (9 de agosto) mostrarão o lado mais descontraído do Porto Pianofest.

No Pátio do Museu Romântico, o pianista americano Evan Shinners, radicado no Porto, oferecerá uma interpretação única de obras complexas, mas tocadas num ambiente informal, com entrada gratuita.

Como parte dos programas didáticos do Porto Pianofest, alguns concertos realizar-se-ão no Museu Romântico, no Conservatório de Música do Porto e no Centro de Alto Rendimento Artístico de Matosinhos. O festival inclui uma série de aulas e residências artísticas, que acolhem músicos emergentes e profissionais que têm a oportunidade de atuar no festival.

Alguns destes músicos também participarão na habitual Maratona de Piano, que terá lugar no Mercado de Bolhão no dia 30 de julho. A iniciativa prévia à inauguração do festival é gratuita e oferece 8 horas consecutivas de música centrada no piano instalado no mesmo mercado.

O encerramento do evento decorre na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, no dia 11 de agosto, momento para um concerto memorável com o diretor artístico do festival, Nuno Marques, que irá dar a conhecer cada um dos artistas, falar um pouco sobre o seu percurso e apresentar o repertório que vai ser tocado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 8 horas

Risco de pobreza e exclusão social afeta uma em cada cinco pessoas em Portugal

O risco de pobreza ou exclusão social afeta já uma em cada cinco pessoas em Portugal, alertou hoje a Rede...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido na freguesia de Cruz

Uma pessoa ficou ferida, ao final da noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo um veículo ligeiro...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão celebra nova estação com o Mercado de Outono este sábado e domingo

Famalicão assinala a chegada do outono com mais uma sessão da iniciativa “Vai à Vila”, promovida pela Câmara Municipal, este...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Céus nublados e alguma chuva prevista para esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia com algumas previsões de chuva, que se devem agravar apenas a partir do final...

Guimarãeshá 11 horas

Falência da Coelima deixa bancos com perdas de mais de 12 milhões de euros

A empresa vimaranense Coelima, que se dedicou á produção têxtil durante praticamente um século, irá deixar os credores da sua...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Festival YMotion recebeu número recorde de candidaturas nesta edição

Depois de terminado o prazo para o envio dos projetos referentes ao Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Festival Soul de Inverno está de regresso à Casa das Artes em novembro

Está de regresso à Casa das Artes de Famalicão o festival Soul de Inverno, que traz aqui diversos nomes nacionais...

Paíshá 13 horas

Portugal registou menos 430 nascimentos nos primeiros nove meses de 2024

Portugal registou menos 430 nascimentos nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo de 2023, segundo dados relativos...

Bragahá 14 horas

Homem detido com haxixe e MDMA junto à Universidade do Minho esta madrugada

Um homem de 38 anos foi detido, esta madrugada, em Braga, suspeito do crime de tráfico de estupefacientes, informa a...

Famalicãohá 14 horas

Lions Clube de Famalicão oferece ecógrafo de mais de 7.300 euros ao Hospital de Famalicão

O Lions Clube de Famalicão preocedeu à entrega de um dispositivo no valor de mais de 7.300 euros ao Centro...

Arquivo

Mais Vistos