Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: PASEC promoveu encontro sobre as “novas linguagens da Interculturalidade”

No âmbito de mais um projeto de mobilidade europeia da PASEC, aproximadamente quarenta jovens tiveram a oportunidade de explorar e aprofundar, através da educação não formal, as novas linguagens da Interculturalidade. O projeto de mobilidade recebeu o nome de Survival Camp International.

Nesses dias, os jovens líderes europeus se reuniram no Gerês e em Famalicão para aprimorar suas competências sociais, emocionais e interculturais.

Os objetivos deste projeto de mobilidade eram promover a participação juvenil e o protagonismo, incentivando os jovens a participarem ativamente e tomarem decisões, assim como desenvolver projetos concretos com resultados mensuráveis e assumir responsabilidade por seus sucessos e fracassos. Aqui foram enfatizadas questões de Democracia Participativa, Desenvolvimento Local, Inclusão e Associativismo Juvenil.

Outra prioridade foi dar voz a grupos de jovens em situação de risco, proporcionando-lhes atividades em contextos de laboratório social para facilitar sua interação, capacitação e plena inclusão.

Além disso, os jovens foram incentivados a refletir sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 2030 estabelecidos pela ONU e sobre as questões das alterações climáticas, utilizando a educação não formal para promover a capacitação em Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Ambiental.

Todo o programa foi fundamentado nos princípios integradores da Educação para a Cidadania Global e na Carta dos Direitos Humanos da ONU. O programa abrangeu mesas redondas, atividades desportivas ao ar livre, workshops interculturais, momentos artísticos de interação, apresentações e debates de projetos simulados com base em situações reais, dinâmicas de Simbologia Grupal e trabalho cooperativo em grupo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version