Famalicão
Famalicão: Festival Famafolk apresenta-se em 3 palcos diferentes a partir de 01 de agosto
O mês de agosto chega com música e dança ao concelho de Famalicão, com mais uma edição do festival FamaFolk, que apresenta culturas de diversos pontos do mundo, afirmando-se como um momento de beleza e partilha.
Na edição deste ano, realizada entre os dias 01 e 04 de agosto, serão dadas as boas vindas a grupos de folclore da Croácia, de Espanha, da Sérvia, do México e do Panamá.
Os espetáculos vão ser apresentados em três palcos diferentes, com o Grupo Etnográfico Rusga de Joane e Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, de Viana do Castelo a subirem ao palco da Praceta Cupertino de Miranda, a 01 de agosto, a partir das 21:30.
No entanto, as atividades do festival começam umas horas antes. A Cerimónia Protocolar inicia-se às 14h30, no edifício da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Pelas 15h30, decorre ainda o workshop “Danças do Mundo”, na Praça D. Maria II, seguindo-se a gala de abertura.
Para o dia seguinte, está agendada a Gala Freguesias, que começa às 21h30, no Parque de Lazer, em Ribeirão. Aqui, irão atuar os os grupos internacionais, assim como o Grupo Etnográfico Rusga de Joane e o Rancho Regional de Fradelos.
Dia 03 de agosto será o momento da Gala de Encerramento,que decorre no Parque da Ribeira, em Joane, contando com a atuação dos grupos internacionais, Grupo Etnográfico Rusga de Joane e Grupo Folclórico da Ponta do Sol, da Madeira.
“A gala vai contar com dois momentos artísticos, um de música e outro de dança, que juntam todos os grupos numa performance conjunta”, explica a entidade organizadora do evento.
O festival encerra no dia 04 de agosto, momento em que se celebra a Cerimónia Ecuménica, entre as 11:00 e as 12:00, na Igreja de Joane.
“Depois do sucesso alcançado nas edições anteriores, o FAMAFOLK regressa de 1 a 4 de agosto para mais uma vez oferecer ao público, o melhor das danças e sonoridades de várias partes do mundo, através desta viagem cultural ao folclore nacional e internacional”, refere a propósito o responsável do Grupo Etnográfico Rusga de Joane, Ricardo Mendes Azevedo.
O evento, organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane, conta com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Joane e de Ribeirão, da Federação do Folclore Português, da Fundação INATEL e da Associação CIOFF Portugal, da ENIF, Dar ideias e do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Edifício da Lameiras será requalificado com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência
-
Regiãohá 6 dias
Gelo acumulado na estrada provoca dois despistes de mota em Vila das Aves
-
Sociedadehá 4 dias
Ciclista colhido por carro em Esposende
-
Paíshá 14 horas
ASAE fiscalizou estabelecimentos de “fast food”: Um encerramento e 21 processos instaurados