Uma proposta foi apresentada esta segunda-feira pelos vereadores do Partido Socialista à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com o objetivo de abordar o problema de oferta de estacionamento na cidade. A ideia principal será oferecer isenção de pagamento na primeira hora de utilização nos dias úteis e também nos sábados, domingos, feriados e período noturno nos parques de estacionamento localizados na Praça Mouzinho de Albuquerque, que está situada no centro da cidade.
Os vereadores socialistas acreditam que esta medida pode ter um impacto positivo em diversos aspetos, incluindo o estímulo ao comércio local, o incentivo ao uso responsável do espaço público, a facilitação da mobilidade urbana, o aumento do tráfego de pessoas e o atendimento das necessidades diárias das famílias.
A proposta surge em oposição à recente alteração promovida pela Câmara Municipal de Famalicão, que implementou a cobrança de estacionamento na Praça Mouzinho de Albuquerque.
Sobre isto, os socialistas afirmam que embora a Câmara argumente que há consenso com os representantes dos comerciantes locais, os próprios verificam que a medida não é consensual entre os comerciantes e a população, alertando que os comerciantes locais estão, inclusive, a organizar um abaixo-assinado contra a cobrança de estacionamento na Praça Mouzinho de Albuquerque.
Assim, os vereadores do PS propõem que a Câmara Municipal recue na decisão de cobrar pelo estacionamento nos parques localizados na Praça Mouzinho de Albuquerque. Caso a maioria PSD-CDS insista em manter a cobrança, sugerindo a isenção de pagamento nos primeiros 60 minutos de utilização nos dias úteis, bem como a isenção de pagamento nos sábados, domingos e feriados.
Importa referir que a decisão aprovada pela maioria PSD-CDS prevê a cobrança de estacionamento todos os dias e noites, incluindo sábados, domingos e feriados.