A atleta Ana Rita Rego da academia famalicense Jing-She Escola de Wushu Kungfu prepara-se para representar Portugal no 10º Campeonato do Mundo de Health Qigong a realizar-se de 31 de Julho a 05 de Agosto em Tóquio, no Japão, ao serviço da Selecção Nacional de Qigong da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD, nesta que é a maior competição oficial da modalidade e ocorre de forma bianual.
Após uma interrupção causada pela pandemia, esta será a volta da atleta ao cenário internacional, com a sua última participação tendo ocorrido no mundial da Austrália em 2019.
Nesta competição, Ana Rita Rego participará nas provas individuais femininas Yi Jin Jing (Forma de transformação dos músculos e tendões) e Wu Qin Xi (Forma dos Cinco Animais), na categoria de seniores. Coincidentemente, a competição será realizada no dia do seu aniversário, a 5 de Agosto. A atleta embarcará para Tóquio no dia 30 de Julho, acompanhada pelo treinador Alexandre Oliveira.
Além das provas, Ana Rita Rego participará num curso de formação avançada e realizará um exame teórico, bem como três exames práticos, com o objetivo de obter a graduação de 5º Duan de Health Qigong da IHQF.
Com um currículo impressionante, a atleta acumula 4 Ouros Europeus (Inglaterra 2018 e França 2016), 2 Ouros Mundiais (Holanda 2017 e Portugal 2015), 3 Pratas Mundiais (Portugal 2015 e Austrália 2019) e 1 Bronze Mundial (Austrália 2019). Em Portugal, Ana Rita Rego é a atleta mais medalhada internacionalmente, destacando-se em Ouros e demais medalhas, contribuindo de forma determinante para o prestígio do desporto Qigong no país e elevando o nome da escola Jing-She, lembram os responsáveis da escola.
A atleta contará com o apoio do município de Famalicão e de outras entidades doadoras durante o período em que se realiza este desafio, em Tóquio.