Famalicão
Equipa do AE Benjamin Salgado conquista 1.º lugar em concurso de construção e lançamento de mini satélites
O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado alcança mais uma vez um feito louvável. Dessa vez, o CTEAM-Lab, representado pela equipa MARV-6, pertencente à rede de clubes Ciência Viva, conquista a primeira posição a nível nacional na 3ª edição do CanSat Júnior.
Este sábado, a cidade de Bragança foi o cenário de um emocionante dia da final nacional do CanSat Júnior, evento promovido pela ESERO Portugal, que desafia jovens estudantes a conceberem e lançarem mini satélites. A competição, realizada no aeródromo de Bragança, culminou com a equipa MARV-6 conquistando o primeiro lugar a nível nacional, o que lhes confere o direito de participar no prestigiado Festival Internacional de Rockets, a ser realizado em outubro.
O concurso teve início com o emocionante lançamento do satélite, durante a manhã, onde todas as equipas tiveram a oportunidade de testar os seus dispositivos em ambiente real. O CanSat estava equipado para coletar dados essenciais, como temperatura e pressão atmosférica, permitindo que as equipas analisassem e interpretassem os resultados posteriormente.
Na parte da tarde, estes jovens reuniram-se para apresentar os seus projetos perante um júri altamente qualificado, bem como as outras equipas concorrentes. A equipa MARV-6 demonstrou competência, criatividade e espírito de equipa ao apresentar a sua análise dos dados recolhidos, revelando uma profunda compreensão dos conceitos científicos envolvidos.
Após cuidadosas deliberações, o júri proclamou a equipa MARV-6 como a grande vencedora desta edição do CanSat Júnior, atribuindo-lhes a tão cobiçada primeira posição a nível nacional. O reconhecimento do árduo trabalho e dedicação da equipa, sob a orientação da professora e mentora, Isabel Almeida, destacou-os entre os demais participantes, garantindo-lhes a oportunidade única de participar no Festival Internacional de Rockets, que acontecerá em outubro, em Constância.
O CanSat Júnior não é apenas uma competição, mas sim uma enriquecedora experiência educativa que fomenta o interesse dos jovens pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM). Ao participar neste evento, o AEPBS reforça o seu compromisso com a educação e a promoção das ciências espaciais entre os seus alunos.
-
Bragahá 1 semana
Mulher desaparecida em Esposende desde o final de dezembro encontrada sem vida em Espanha
-
Economiahá 6 dias
Imposto Único de Circulação (IUC) superior a 100 euros passa a ser pago em duas prestações em 2026
-
Famalicãohá 3 dias
IPMA emite aviso amarelo para Braga e Viana do Castelo devido a chuva forte e trovoada
-
Paíshá 11 horas
Proteção Civil registou 71 ocorrências nas últimas horas devido ao mau tempo