Siga-nos nas redes

Famalicão

Realizadora de Famalicão estreia-se no festival Curtas Vila do Conde com o filme “Musgo”

Publicado

em

A realizadora e produtora famalicense Alexandra Guimarães estará presente na 29.ª edição do festival de Curtas Vila do Conde, onde irá apresentar o seu primeiro filme, intitulado “Musgo”, co-realizado por Gonçalo L. Almeida, natural de Aveiro.

Iniciado como projeto final da licenciatura de ambos em Cinema e Audiovisual, na Escola Superior Artística do Porto, “Musgo” foi filmado em Montalegre e pretende ser uma representação fiel deste povo e da sua terra, cuja herança pagã se encontra enraizada nas suas tradições e rituais.

emissão em direto da famatv

“Decidimos filmar uma espécie de ciclo da vida transmontano e, para o fazer, optamos por cruzar etnografia com fantasia. Partimos da obra escrita do Padre Fontes, que evoca uma terra quase mágica, onde o religioso e o profano têm limites muito ténues. Interessa-nos muito todo este misticismo e esta ligação à terra”, explicou a realizadora à Fama TV.

Para os dois realizadores planeiam o futuro continuará a passar pela colaboração de ambos, estado já na fase de pré-produção mais dois filmes.

“Um deles está numa fase muito inicial, só sabemos que queremos continuar a filmar em regiões interiores e, desta vez, explorar em concreto questões ligadas à emigração, contrabando e identidade transfronteiriça.

O outro, já mais desenvolvido, tem um registo completamente distinto, sendo uma comédia surrealista puramente ficcional que explora a relação do público português com o cinema nacional.”

Na mesma secção do Curtas Vila do Conde estará outro filme em que Alexandra trabalhou como montadora, o “(In)quietude”, realizado por Ana S. Carvalho.

“É uma felicidade enorme terminar a faculdade e ver o nosso trabalho reconhecido num festival como o Curtas. Da mesma forma que eu e o Gonçalo dedicamos tudo ao “Musgo”, a Ana dedicou tudo ao “(In)quietude”, e acabámos por trabalhar também nos filmes uns dos outros”, sublinhou a jovem realizadora.

O Curtas Vila do Conde acontecerá entre 16 e 25 de julho, em formatos presencial e online. O filme “Musgo” será exibido na próxima terça-feira, dia 20 de julho, pelas 16:30, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 11 horas

Meteoro: Técnicos estão a calcular trajetória da queda

O geofísico Rui Gonçalves informou que duas das quatro câmaras em Portugal da rede AllSky7 registaram o meteoro visto sábado...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após acidente de trabalho em Vermoim

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações do Horto de...

Desportohá 13 horas

Famalicão: Riba d’Ave é campeão e passa à 1.ª Divisão

Terminada mais uma jornada de disputas, que se realizaram este sábado e domingo. para a Associação de Futasal Amador de...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: GNR visa segurança dos peregrinos na operação “Bom Caminho 2024”

A GNR realiza a partir de hoje e até 31 de outubro a operação “Bom Caminho 2024” que visa promover...

Desportohá 14 horas

Badminton: FAC garante apuramento para a ‘Final Four’ da Liga de Clubes 2024

A equipa de badminton do Famalicense Atlético Clube disputou neste último sábado e domingo, terceira fase regular da Liga de...

Barceloshá 15 horas

Homem que matou a própria mãe em Barcelos condenado a 22 anos de prisão

O Tribunal de Braga condenou hoje a 22 anos de prisão um homem que matou, por asfixia, a mãe, de...

Desportohá 15 horas

Famalicão: Daniela Lopes e Mafalda Mesquita conquistam ouro e prata em Porto Santo

Este último sábado e domingo marcou mais um fim de semana de competições para os atletas do GD Natação de...

Desportohá 16 horas

Famalicão: 2.ª Jornada do Campeonato Concelhio de Ténis termina com vitórias para o Ténis Clube de Famalicão

Realizou-se, neste último sábado e domingo, a 2. etapa do Campeonato Concelhio de Ténis de Famalicão, que reúne em competição...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Atropelamento faz um ferido na Avenida do Brasil

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, na Avenida do Brasil,...

Famalicãohá 19 horas

Javalis de médio porte avistados junto a casas em Vale São Martinho

(Imagem de arquivo) Dois javalis de médio porte foram avistados na noite deste domingo, dia 19 de maio, junto às...

Arquivo

Mais Vistos