Famalicão
Realizadora de Famalicão estreia-se no festival Curtas Vila do Conde com o filme “Musgo”
A realizadora e produtora famalicense Alexandra Guimarães estará presente na 29.ª edição do festival de Curtas Vila do Conde, onde irá apresentar o seu primeiro filme, intitulado “Musgo”, co-realizado por Gonçalo L. Almeida, natural de Aveiro.
Iniciado como projeto final da licenciatura de ambos em Cinema e Audiovisual, na Escola Superior Artística do Porto, “Musgo” foi filmado em Montalegre e pretende ser uma representação fiel deste povo e da sua terra, cuja herança pagã se encontra enraizada nas suas tradições e rituais.
“Decidimos filmar uma espécie de ciclo da vida transmontano e, para o fazer, optamos por cruzar etnografia com fantasia. Partimos da obra escrita do Padre Fontes, que evoca uma terra quase mágica, onde o religioso e o profano têm limites muito ténues. Interessa-nos muito todo este misticismo e esta ligação à terra”, explicou a realizadora à Fama TV.
Para os dois realizadores planeiam o futuro continuará a passar pela colaboração de ambos, estado já na fase de pré-produção mais dois filmes.
“Um deles está numa fase muito inicial, só sabemos que queremos continuar a filmar em regiões interiores e, desta vez, explorar em concreto questões ligadas à emigração, contrabando e identidade transfronteiriça.
O outro, já mais desenvolvido, tem um registo completamente distinto, sendo uma comédia surrealista puramente ficcional que explora a relação do público português com o cinema nacional.”
Na mesma secção do Curtas Vila do Conde estará outro filme em que Alexandra trabalhou como montadora, o “(In)quietude”, realizado por Ana S. Carvalho.
“É uma felicidade enorme terminar a faculdade e ver o nosso trabalho reconhecido num festival como o Curtas. Da mesma forma que eu e o Gonçalo dedicamos tudo ao “Musgo”, a Ana dedicou tudo ao “(In)quietude”, e acabámos por trabalhar também nos filmes uns dos outros”, sublinhou a jovem realizadora.
O Curtas Vila do Conde acontecerá entre 16 e 25 de julho, em formatos presencial e online. O filme “Musgo” será exibido na próxima terça-feira, dia 20 de julho, pelas 16:30, no Teatro Municipal de Vila do Conde.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Trabalhadores despedidos da Coindu vão receber mais 17% de indemnização
-
Famalicãohá 1 semana
PS Famalicão quer oferecer 1.000 euros às famílias dos novos bebés nascidos no concelho
-
Sociedadehá 5 dias
Médicos dos lares já podem passar receitas e exames pelo SNS
-
Paíshá 3 dias
Preço do leite sobe e vai continuar a subir em 2025