Famalicão
D. Jorge Ortiga prepara sucessão no cargo de Arcebispo de Braga
D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, assinalou este domingo, 22 anos sob a sua tomada de posse, revelando que prepara a sua sucessão neste cargo, uma nomeação que “tardou” segundo o mesmo e que espera que trará um novo dinamismo a esta diocese.
Em entrevista à Ecclesia, D. Jorge Ortiga realçou que “talvez a vinda de alguém fora de Braga possa trazer um outro ritmo diferente, outra maneira de conceber a Igreja. Acredito, seriamente, que poderá também ajudar neste processo de renovação inadiável”.
A decisão da renuncia a esta posição tinha já sido transmitida por D. Jorge, em 2019, quando este completou 75 anos de vida.
Reforçando que o seu sucessor “não virá sozinho” e que irá encontrar no Minho “gente muito boa”, “essencialmente religiosa”, D. Jorge que oferecer ao seu sucessor uma ” Igreja unida, em comunhão, empenhada”.
Classificando-se como um “eterno insatisfeito” o Arcebispo de Braga, natural de Brufe, em Famalicão, não quer uma Igreja “fechada nas sacristias ou santuários”, mas antes unida em redor das suas “armas de fé”.
-
Paíshá 1 semana
GNR e PSP fiscalizam uso de telemóvel ao volante a partir desta terça-feira
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão promove “miniestágios” para os alunos do 9.º até ao 11.º ano na Páscoa
-
Economiahá 5 dias
Habitação: Governo garante que a nova lei dos solos fará baixar em 20% o preço das casas
-
Regiãohá 2 dias
Trofa: Acidente no S. Gonçalo deixou duas pessoas gravemente feridas