Siga-nos nas redes

Famalicão

Município de Famalicão adquire ressuscitador neonatal para o Centro Hospitalar do Médio Ave

Publicado

em

O Centro Hospitalar do Médio Ave terá um novo ressuscitador neonatal totalmente comparticipado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e pelos empresários do concelho. Auxiliando a respiração cardiopulmonar a recém-nascidos e fornecendo um suporte de oxigénio aos bebés, o instrumento que vem dar resposta a uma necessidade.

Avaliado em 15 mil euros, o aparelho será comparticipado pelo município em 7.500 euros e o restante valor custeado por empresários do concelho.

emissão em direto da famatv

Afigurando-se “inequívoco e relevante interesse público deste instrumento”, a proposta para o acordo de cooperação entre o município e o hospital esteve em discussão na última reunião do executivo municipal.

Nesse encontro o presidente da Câmara Municipal explicou aos jornalistas que “o apoio resulta de uma postura de interação permanente entre a autarquia e os cuidados de saúde no concelho, no caso hospitalares, mas também já tem sucedido com os cuidados de saúde primários.”

O autarca salientou que foi através da Câmara Municipal “direta ou indiretamente que foi possível angariar 100 por cento do investimento do equipamento”. E esclareceu: “O município por razões legais não pode suportar o encargo superior a 50 por cento, mas conseguiu junto do meio empresarial o restante apoio, mobilizando os empresários para a necessidade desta resposta hospitalar”.

“É bom notar que uma vez mais os empresários famalicenses responderam afirmativamente a esta necessidade”, realçou Paulo Cunha, deixando, no entanto, a nota que “esta é uma tendência que está a consolidar a necessidade de apoios municipais para infraestruturas que são estatais”.

“O que está a acontecer infelizmente é que se não são os municípios a conceder estes apoios, os hospitais ficam desprovidos destes recursos. Era suposto que o Estado fosse competente e conseguisse fazer face às necessidades dos seus equipamentos, mas isso não está a acontecer”, lamentou, avançando, no entanto, que “a Câmara Municipal está atenta e diligente e felizmente tem condições financeiras para apoiar como sempre apoiou”.

Apesar disso, o autarca salientou que “mais do que discutir quem deveria fazê-lo, o que interessa aos famalicenses é que se faça e que o hospital fique dotado deste equipamento que é tão útil para a sua atividade”.

De resto, a Câmara Municipal tem vindo a assumir esta postura de colaboração e apoio com os serviços de saúde no concelho, assumindo as suas competências. “Nós temos perfeita consciência do quão essencial é para a população que os cuidados de saúde sejam prestados com o maior profissionalismo e com as melhores condições e, por isso, nunca enjeitamos qualquer tipo de esforço e de apoio para que tal pudesse suceder”.

Foi assim com a Clínica da Mulher e Criança, com a nova urgência covid-19, com o funcionamento do Centro de Vacinação, entre outros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Dia da Universidade Lusíada celebra-se este sábado

A celebração solene do Dia da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, que marca a entrega oficial das Cartas...

Famalicãohá 6 horas

Beneficiários do complemento solidário para idosos com acesso gratuito a certos medicamentos

Os cidadãos portugueses beneficiários do complemento solidário para idosos passam a ter acesso gratuito a certos medicamentos nas farmácias. De...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Chuva mantém-se esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia de chuva cuja previsão se deverá prolongar entre as 04:00 e as 18:00,...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Radares da PSP estarão esta quinta-feira na Estrada Nacional 14

O dispositivo de radar de controlo de velocidade da PSP estará, esta quinta-feira em Famalicão, nomeadamente na Estrada Nacional 14,...

Bragahá 8 horas

Mulher de 70 anos perde a vida colhida por empilhador em Vila Verde

Uma mulher, com cerca de 70 anos, morreu hoje após ser colhida por uma empilhadora numa empresa, na localidade de...

Desportohá 9 horas

FC Famalicão: Martin Aguirregabiria prevê um “jogo bonito” no encerramento da I Liga

Agora que se aproxima o jogo que encerra a edição 2023/2024 da I Liga portuguesa de futebol, o defesa do...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Teatro Narciso Ferreira apresenta Memorial do Convento a 24 de maio

O Teatro Narciso Ferreira apresenta, no dia 24 de maio, a peça de teatro Memorial do Convento de José Saramago,...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Cineclube de Joane apresenta curtas metragens na Casa das Artes

O Cineclube de Joane aderiu à rede Shortcutz, um movimento internacional de curtas-metragens que visa apoiar a nova geração de...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Programa Acompanhar já evitou abandono escolar de cerca de mil jovens

Durante o período letivo 2022/2023, o Programa Acompanhar, destinado a crianças e jovens em risco de abandonar o ensino, colaborou...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Iniciativa “Dormir com os Livros” leva crianças e pais à Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco leva a cabo no dia 24 de maio a iniciativa “Dormir com os Livros”,...

Arquivo

Mais Vistos