A contagem decrescente para o Porto Pianofest, dirigido pelo pianista Nuno Marques, arrancou na quinta-feira em Nova Iorque, onde foi anunciado o regresso da Stars of American Ballet e a estreia em Portugal de Lara Downes.
A oitava edição deste festival internacional vai levar às salas mais emblemáticas do Porto e ainda a Famalicão, de 1 a 9 de agosto, uma vasta agenda de concertos, formações e residências artísticas, juntamente com ícones da música clássica.
Ao revelar alguns dos artistas presentes no cartaz deste ano, Nuno Marques – que ambiciona democratizar o acesso à música clássica na sua vertente pedagógica e cultural – deu o arranque a este evento com um concerto em Nova Iorque, cidade norte-americana onde reside.
Depois de em 2018 já ter estado no Porto Pianofest, a companhia Stars of American Ballet regressa ao norte do país em exclusivo para o festival.
“É uma honra voltarmos a ter a Stars of American Ballet. Estávamos à espera do momento propício para voltarem e a vontade de regressarem a Portugal é realmente muita, pelo que se deu este regresso ao Porto cinco anos depois, com um programa diferente para o público do festival”, adiantou à Lusa Nuno Marques, também diretor musical da Stars of American Ballet, que reúne bailarinos das principais companhias norte-americanas.