Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão ajuda município ucraniano de Zhytomyr a planear o seu futuro

Uma delegação composta por pela vice-Presidente do Município ucraniano de Zhytomyr, Svitlana Olshanska, pela Diretora de Desenvolvimento Económico local, Viktoriia Sychova, assim como responsáveis da Associação de Municípios da Ucrânia e empresários do setor têxtil e da produção vitivinícola do país visita Famalicão, com o objetivo de ficar a conhecer mais de perto a dinâmica de algumas empresas do concelho, nomeadamente ligadas ao setor têxtil e entidades agrícolas ligadas à produção de vinhos.

Esta iniciativa surge no âmbito de um protocolo estabelecido entre Zhytromyr e Vila Nova de Famalicão, na sequência da guerra que se vive no país e inicialmente focado em aspectos de cooperação humanitária, em 2022. Agora, este estende-se também à missão empresarial, partilhando perspectivas valiosas sobre as atividades económicas das empresas, nomeadamente a economia verde, a digitalização, e normativos internacionais de certificação, desta vez aplicada aos ramos têxtil e vinicola.

“Congratulamo-nos por perceber que na Ucrânia não só se busca a paz como já se trabalha na preparação da reconstrução do país. Nós estamos disponíveis para partilhar conhecimento e a capacidade instalada em Famalicão e ajudar nos desafios que o povo ucraniano terá no futuro”, expressou o Presidente da Câmara Municipal Mário Passos, apontando a disponibilidade para que sejam fortalecidos ainda mais os laços entre os dois municípios.

Presente neste momento, esteve também a embaixadora da Ucrânia em Portugal Maryna Mykhailenko que salientou ser “muito importante projetar o futuro”, já que a recuperação da Ucrânia irá assentar no seu “grande potencial económico”, neste momento limitado pela guerra.

Esta missão irá decorrer até esta sexta-feira, incluindo visitas a diversas empresas e estruturas locais, como o Centi e CIteve, proporcionando a oportunidade de reuniões bilaterais entre um leque alargado de empresas de Famalicão e de Zhytomyr, com o objetivo de apoiar o fortalecimento de parcerias com o foco na cooperação económica e na exploração de oportunidades de negócio.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version