Na passada quinta-feira, 13 de julho, Lousado, Castelões e as Uniões de Freguesia de Famalicão e Calendário e Seide foram distinguidos com o prêmio Eco-Freguesia XXI.
A cerimónia de entrega do prêmio bienal, simbolizado pela Bandeira Verde, ocorreu em Miranda do Corvo, com a presença do vereador do Meio Ambiente da autarquia famalicense, Hélder Pereira, e dos autarcas locais distinguidos.
O objetivo deste projeto, promovido desde 2014 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), é divulgar e distinguir as freguesias do país com as melhores práticas de sustentabilidade, não apenas ambiental, mas também socioeconómica e cultural, implementadas nos últimos dois anos.
Visando evidenciar e incentivar um conjunto de ações que promovem a sustentabilidade, baseado em dez indicadores, o programa entrega as Bandeiras Verdes a freguesias de 75 municípios em Portugal. Nesta quarta edição, foram reconhecidas 131 freguesias, sendo 12 delas com grau Ouro, 56 com grau Prata, incluindo Lousado e a União de Freguesias de Famalicão e Calendário, e 63 com grau Bronze, como é o caso de Castelões e da União de Freguesias de Seide.
A implementação do programa é realizada por uma Comissão Nacional, composta por membros da ABAE, Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, FCSH-Universidade Nova de Lisboa, Quercus, entre outros.
Vale lembrar que a EBAE também é responsável pela atribuição do prêmio Eco-Escolas, que reconhece e premia o trabalho realizado por instituições educativas na melhoria de seu desempenho ambiental. Vila Nova de Famalicão ocupa a posição de destaque no ranking dos municípios portugueses com maior número de escolas galardoadas com a bandeira Eco-Escolas, contando com 57 instituições educativas premiadas.