A Proteção Civil está a informar a população sobre o risco extremo de incêndio esta segunda-feira, através de uma mensagem “SMS”, que pede que não se use fogo em espaços rurais e florestais.
Portugal continental entrou hoje em situação de contingência devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, com mais de 80 concelhos de 10 distritos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.
Em perigo máximo estão mais de 80 concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.
Devido às previsões meteorológicas dos próximos dias que apontam para o agravamento do risco de incêndios rurais, Portugal continental entrou hoje à meia-noite em situação de contingência.
A declaração da situação de contingência começou às 00:00 de hoje e deverá terminar às 23:59 de sexta-feira, mas, como já indicou o Ministério da Administração Interna (MAI), poderá “ser prolongada caso seja necessário” e “não exclui a adoção de outras medidas que possam resultar da permanente monitorização da situação”.